Claustro

Outros Professores e Conferencistas

Anterior
Seguinte

Margarida Corrêa d'Aguiar

aese@aese.pt >

Guest speaker

Margarida Corrêa d'Aguiar nasceu em agosto de 1960. Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Livre de Lisboa, é especialista nas áreas de Gestão e Finanças e Gestão de Riscos Financeiros, no Manufacturers Hanover Bank, Chemical Bank. Frequentou o PADE da AESE e o Programa Avançado para Executivos na Universidade Católica Portuguesa em Sistemas e Tecnologias de Informação e Formação especializada nas áreas de Gestão e Finanças e de Gestão de Riscos Financeiros.

É Directora do Banco de Portugal, em funções de Consultora da Administração. Administradora (não executiva) da BRISA – Auto-estradas de Portugal, S.A. 
Em regime de pró-bono: Membro da Direcção da ENTRAJUDA – Associação de Apoio a Instituições de Solidariedade Social. Faz voluntariado social na área da capacitação de organizações sociais não lucrativas. Colabora com várias universidades, ordens profissionais e instituições da sociedade civil, escreve com regularidade em diversas publicações de referência e colabora em vários projectos sociais. É docente convidada de várias escolas em disciplinas ligadas à Gestão, Economia Social e Segurança Social.
Recentemente: Administradora da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (2004 a 2009). Secretária de Estado da Segurança Social do XV Governo Constitucional. Administradora Delegada da Sociedade Gestora do Fundo de Pensões do Banco de Portugal (1993 a 2002). 
Publicações recentes: “Segurança Social : aprofundar a equidade e a justiça social”, Revista “Economia e Segurança Social”, Diário de Bordo, Fevereiro de 2012. “A Economia Social e a mudança de paradigma” – Cadernos de Economia, Jan/Mar 2011. “A desalavancagem da sociedade portuguesa – um olhar sobre a realidade social” – Revista “Aspectos”, Câmara de Comércio e Indústria Luso Francesa, Março 2011. “El consumidor y el cambio de paradigma” – Energia da Regulação, Comisión Nacional de Energia, 2011.
Licenciatura em Gestão de Empresas (Universidade Livre de Lisboa). Programa de Alta de Direcção e Negócios (AESE). Programa Avançado para Executivos – Sistemas e Tecnologia da Informação (Universidade Católica de Lisboa). Formação especializada nas áreas de Gestão e Finanças e de Gestão de Riscos Financeiros (Manufacturers Hanover Bank, Chemical Bank). 

É Directora do Banco de Portugal, em funções de Consultora da Administração. Administradora (não executiva) da BRISA – Auto-estradas de Portugal, S.A. 

É Membro da Direção da ENTRAJUDA – Associação de Apoio a Instituições de Solidariedade Social, em regime de pró-bono. Faz voluntariado social na área da capacitação de organizações sociais não lucrativas. Colabora com várias universidades, ordens profissionais e instituições da sociedade civil.

Foi Administradora da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (2004 a 2009). Secretária de Estado da Segurança Social do XV Governo Constitucional. Administradora Delegada da Sociedade Gestora do Fundo de Pensões do Banco de Portugal (1993 a 2002). 


Publicações
 
“Segurança Social: aprofundar a equidade e a justiça social”, Revista “Economia e Segurança Social”, Diário de Bordo, fevereiro de 2012.
“A Economia Social e a mudança de paradigma” – Cadernos de Economia, jan/mar de 2011.
“A desalavancagem da sociedade portuguesa – um olhar sobre a realidade social” – Revista “Aspectos”, Câmara de Comércio e Indústria Luso Francesa, março de 2011.
“El consumidor y el cambio de paradigma” – Energia da Regulação, Comisión Nacional de Energia, 2011.

Escreve com regularidade em diversas publicações de referência e colabora em vários projectos sociais. É docente convidada de várias escolas em disciplinas ligadas à Gestão, Economia Social e Segurança Social.