Claustro

Professores da AESE


Francisco Vieira

Operações e Inovação

francisco.vieira@aese.pt >

Senior Teaching Fellow

É licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa. Frequentou o PADE na AESE, em 2007, a par de outros programas de pós-graduação e educação executiva na Faculdade de Direito de Lisboa, Standford Business School (USA), University of Cambridge (UK), Stern NYU (USA), Kellog School of Management (USA) e MIT Sloan (USA). 

É director do programa “Advanced Management in Energy” (AMEG), uma iniciativa da AESE em parceria com a Associação Portuguesa da Energia. Desde janeiro 2019 é Presidente do Conselho Consultivo da Unidade de Reservas Petrolíferas da Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE). 

Iniciou a carreira como Oficial Engenheiro no Exército, em 1982, após a conclusão do curso da Academia Militar.

Em 1992, ingressou nos quadros da Mobil Oil onde dirigiu os Departamentos de Compras e de Engenharia em Portugal e em Espanha.

Mais tarde, já na BP plc, assumiu responsabilidades comerciais na área dos Combustíveis. Entre 2000 e 2005 foi director de Operações da BP Espanha, com base em Madrid. Assumiu posteriormente funções internacionais na área da Segurança e Ambiente para toda a região da Europa, bem como a direcção do Departamento de Logística de Combustíveis para a península ibérica.

Foi Presidente e Administrador-Delegado da BP Portugal entre 2010 e 2013, após o que prosseguiu a sua carreira como independente.



É director do programa “Advanced Management in Energy” (AMEG), uma iniciativa da AESE em parceria com a Associação Portuguesa da Energia. 
Desde janeiro 2019 é Presidente do Conselho Consultivo da Unidade de Reservas Petrolíferas da Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE).