Claustro

Professores da AESE


Patrícia Guiod de Castro

Política de Empresa

aese@aese.pt >

Teaching fellow

É licenciada em Engenharia Física pelo Instituto Superior Técnico (IST), e Doutorada (DPhil) na mesma área pela Universidade de Oxford. Tem o Executive MBA pela AESE Business School, tendo realizado também um programa de Executive Education de Management for Banking na Universidade Católica Portuguesa.

A nível académico, seguiu uma carreira de cerca de 8 anos em investigação, primeiro na Universidade de Berkeley, e, após o Doutoramento em Oxford, na Universidade de Edimburgo e no IST. Durante esse período também orientou alunos de Mestrado e de Doutoramento. Foi Professora no IST, na Universidade de Oxford e na Universidade de Edimburgo. É autora de mais de 20 artigos científicos, publicados em revistas da especialidade. Durante a sua estadia em Berkeley, participou na equipa de investigação cujo líder foi recipiente do Prémio Nobel da Física em 2011. Recebeu o Gruber Cosmology Prize em 2007 e o Breakthrough Prize in Fundamental Physics em 2015.

A sua experiência profissional fora da academia conta com 7 anos em Consultoria ligada ao desenvolvimento de negócio, na área de Consultoria Estratégica da Capgemini, onde trabalhou em vários setores – Banca, Energia, Media, Setor Público, entre outros – e tipologias de projetos. De seguida, já na EFACEC Power Solutions, na área de Planeamento Estratégico, liderou vários projetos estruturantes, relacionados com as áreas de RH, comunicação e negócio, enquadrados no programa de reestruturação da companhia, e é agora Strategic Planning Manager na Hovione, Farmaciência, onde está a apoiar na revisão e implementação da estratégia da empresa.