Claustro

Professores da AESE


José Ramalho Fontes

Operações e Inovação

rfontes@aese.pt >

Professor

José Ramalho Fontes em 8 de Março de 1949, nasceu no Porto.

É licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto (1971), frequentou o Programa de Doutoramento em “Filosofia da Ação e Direção de Organizações” da Universidade de Navarra e é Especialista em Engenharia e Gestão Industrial pela Ordem dos Engenheiros.

Foi Assistente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1971-74) e Assistente Livre do IST, Instituto Superior Técnico (1974-75).

É Professor desde 1984 e foi responsável pela Área de Operações da AESE, de 1985 a 2010.

Também lecionou no IESE e noutras escolas de negócios. Desde a juventude promoveu ou colaborou no arranque e desenvolvimento de diversas iniciativas de jovens, no Porto e em Lisboa, de formação humana, cultural e desportiva. Foi Diretor do Colégio Universitário da Boavista, no Porto (1969-74), membro da direção e professor dos Colégio Fomento de 1981-95}.

Na AESE, Associação de Estudos Superiores de Empresa, é elemento do grupo promotor e membro da direção, desde a fundação, em 1980. Foi Diretor-Geral da AESE - Escola de Direção e Negócios, de 2002 a 2014. Entre vários outros projetos específicos, lançou os programas de saúde na AESE e a Cátedra de Iniciativa Empresarial, que esteve na origem de Naves, SCR, sociedade de apoio a iniciativas empresariais dos Alumni. Esteve na origem dos Programas da AESE em Angola e no lançamento das Conferências da EFMD com escolas de negócios em África.

É autor de dezenas de case studies de Operações, Ambiente e Inovação, publicados pela AESE e usados por várias escolas de negócios.

Publicou artigos de opinião em vários jornais de grande difusão. Integra ainda a Administração da RF, Imobiliária, Administração e Serviços, SA e a da Fundação Maria Antónia Barreiro. Para além disso, foi presidente do Conselho Consultivo da Vortal, Comércio Eletrónico (2003-08).

Os seus interesses incluem
• Inovação empresarial e social
• Setor automóvel e media
• Antropologia

Descontrai da sua atividade andando de bicicleta.