CEEF

A AESE iniciou as atividades do CEEF - Centro de Estudos da Empresa Familiar em 1995, visto que a grande maioria das empresas portuguesas são familiares.


Em setembro de 2007, Jon Velasco, Gerente Administrativo da HUF Portuguesa, assumiu as funções de Diretor do CEEF, sucedendo ao primeiro responsável do centro, o Professor Pedro Regojo.

 

Os objetivos principais do CEEF são os seguintes:


• Gerar, estimular e disseminar conhecimento acerca das práticas de gestão relacionadas com as necessidades e interesses específicos das empresas familiares;

• Facilitar o intercâmbio de experiências entre gestores e proprietários de empresas familiares.


Para alcançar estes objetivos, o Centro de Estudos tem realizado Seminários e Projetos de Investigação sobre as características especiais das empresas familiares portuguesas, cujas análises deram origem a publicações e estudos sobre a situação da Empresa Familiar em Portugal, no que respeita aos órgãos governativos nas mesmas e sobre o seu processo de internacionalização.


Em 2005, organizou um Seminário sob o tema "Os desafios à continuidade das Empresas Familiares", que contou com a presença do Professor Josep Tàpies, do IESE.
Em novembro do mesmo ano, lançou o livro "Ética e a Direção de Empresas: reflexões a partir dos ensinamentos da Igreja", com o prólogo de Jorge Jardim Gonçalves e editado pela AESE.


Em 2007, promoveu o Fórum das Famílias Empresárias 100+: Revitalizar a Empresa Familiar, patrocinado pela Deloitte e pela GBS Finanzas, e com o apoio da Informa D&B Portugal.

O encontro reuniu alguns representantes de diferentes gerações que lideram as organizações familiares mais bem sucedidas no mercado nacional e internacional.


O CEEF da AESE pretende continuar a apoiar, no futuro, as empresas familiares portuguesas, dando uma particular atenção às seguintes variáveis:

 

• A Missão, as tarefas a desenvolver e os modos de organizar o trabalho dos Conselhos de Administração para serem mais ativos e úteis;
• As responsabilidades, as tarefas e a formação dos acionistas de empresas familiares;
• A cultura e os valores em que se apoiam as empresas familiares de sucesso;
• E os aspetos específicos a ter em conta na educação dos filhos nas famílias empresárias.

 

Os Projetos de investigação e redação de casos têm merecido especial atenção do CEEF, com uma finalidade claramente pedagógica.