CIM

O marketing assume hoje uma função com importância crescente, enquanto elo de ligação na cada vez mais complexa relação entre empresas e consumidores. O Centro de Investigação em Marketing da AESE (CIM) tem por objetivo o desenvolvimento de conhecimento neste domínio, com utilidade académica e empresarial. A missão do CIM é analisar a atividade de Gestão de Marketing sob diferentes prismas, numa perspetiva instigadora e de constante espírito crítico. Este objetivo a que se propõe, é apoiado pelas seguintes linhas de operacionalização estratégica:


  • Promover o desenvolvimento de conhecimento e a difusão das melhores práticas desta categoria da Gestão;
  • Posicionar-se como uma referência na identificação das novas tendências;
  • Assegurar a promoção de uma prática da ação de marketing intimamente ligada com o cumprimento dos indispensáveis requisitos éticos.


Do ponto de vista operacional, a atividade do centro é desenvolvida em torno de duas linhas de ação: a produção de conhecimento “novo” e a sistematização, atração e divulgação de conhecimento “adquirido”.


Estas atividades são concretizadas através da escrita de
Casos e Notas Técnicas, enriquecendo a oferta atual em língua portuguesa, bem como de Artigos, para divulgação em publicações próprias. Complentarmente, promovem-se seminários de relevância no contexto da prática da atividade do CIM.


Pretende-se, assim, que a atividade do CIM seja um compromisso entre a investigação e a aplicação prática do conhecimento produzido. Neste sentido, procura-se centrar a atenção na produção de conhecimento que contribua para a resolução de problemas e constrangimentos das empresas, nomeadamente daquelas que apostam num forte compromisso com a Inovação nas suas práticas de marketing.


Este centro de investigação, a funcionar no âmbito da área pedagógica de
Política Comercial e de Marketing, desde 2006 que é coordenado pelo Prof. Ramiro Martins e composto por antigos alunos do Executive MBA.