Caso "VêGê, Brand Repositioning in the Food Industry" premiado pela EFMD

André Vilares Morgado foi premiado pela EFMD (European Foundation For Management Development), num concurso que visa estimular a escrita de casos sobre empresas e instituições europeias, asiáticas e africanas. A cerimónia de entrega do prémio realiza-se a 7 de junho, em Oestrich-Winkel (Wiesbaden), na Alemanha, aquando da EFMD Annual Conference.

O Professor de Política Comercial e Marketing da AESE e Executive MBA AESE/IESE foi distinguido na categoria especial Euro-Mediterranean Managerial Practices and Issues com o caso “VêGê, Brand Repositioning in the Food Industry”. O trabalho de investigação retrata o posicionamento da marca no segmento dos óleos alimentares vivido pela Sovena – Consumer Goods, S.A., em 2006. Perante uma fase crítica de tomada de decisão experimentada pelo Diretor de Marketing, o caso desafia os leitores a assumirem a posição de decisores com base em dados qualitativos e quantitativos reais.

"Enquanto Professor", refere André Morgado, “a escrita de casos ajuda a ligar duas realidades que, muitas vezes, têm tendência para se divorciar: a realidade empresarial e o mundo académico. Os casos são o fio condutor que mantém esta ligação. Enquanto autor de casos, o reconhecimento internacional é importante na medida em que a valência dos mesmos, enquanto ferramenta pedagógica, é reconhecida por pares que se encontram distantes da nossa realidade empresarial.” André Morgado acrescenta: “fico particularmente satisfeito com o reconhecimento da escola enquanto business school líder na utilização do Método do Caso", metodologia que utiliza desde a sua fundação.

André Morgado é também autor de “Logoplaste innovation in the global market: from packaging to the solution", destacado pela CEEMAN (Central and East European Management Development Association), em 2008. O caso retrata uma empresa portuguesa de sucesso, cujo processo de internacionalização conduziu à posição de liderança europeia na prestação de serviços integrados de embalagem rígida em plástico.


A AESE figura assim no quadro das Escolas de Negócios vencedoras em 2009, juntamente com a INSEAD, Cranfield School of Management, HEC, IMD e IESE.

A AESE – Escola de Direcção e Negócios é líder no ensino com o Método do Caso em Portugal, desde 1980. O valor da atribuição traduz-se não só na produção de conhecimento com relevância para a comunidade científica mundial, mas também para o tecido empresarial, pela disseminação de boas práticas em gestão e direção de empresas.