Prof. Caldart publica artigo na HBR Latin America

“Dilemas multinacionais: três modelos de estrutura regional na América Latina” é o título do artigo do Prof. Adrián Caldart, da AESE, publicado na conceituada Harvard Business Review Latin America, na edição de janeiro/fevereiro de 2011.


O artigo resultou de um trabalho de colaboração entre os Professores de Política de Empresa do IAE Roberto Vassolo e Matthias Kleinhempel, e de Fernando Fragueiro, Professor de Comportamento Humano na Organização. O responsável da área de Política de Empresas da AESE, Adrián Caldart, juntou-se a esta equipa que oferece uma visão clara sobre os desafios colocados às multinacionais que pretendem inovar e reduzir custos a nível regional. Analisar os trade-offs mais importantes é, para os especialistas, fundamental para escolher o modelo de negócio mais ajustado a cada empresa.


“Na última década, várias multinacionais adotaram uma organização regional na América Latina. Este tipo de estrutura costuma simplificar o relatório a enviar à sede, poupa custos, gera massa crítica, permite manter uma infraestrutura regional sofisticada, assegura um melhor acompanhamento por parte da alta direção e propicia maior capacidade de resposta que minimize e faça a gestão de riscos num meio instável.


Nos últimos quatro anos, estudámos em pormenor mais de 50 escritórios de multinacionais na América Latina, de forma a explorar os seus padrões de evolução e a sua consequente capacidade de inovação. Nesse processo, identificámos alguns elementos fundamentais aquando da implementação de uma organização regional; desenvolvemos um quadro para avaliar os trade-off estratégicos associados a este processo; identificámos três modelos ou configurações organizacionais que a maioria dessas multinacionais estudadas implementou no plano regional e tirámos algumas lições a partir dos estudos profundos de casos com que exemplificámos os referidos três modelos.”