Notícias

Agri Marketplace sobe ao palco no evento internacional de Agribusiness do IESE

23.º Encuentro de Alimentación y Bebidas, do IESE Business School 

Barcelona, 6 de junho de 2019
23.º Encuentro de Alimentación y Bebidas  
Agri Marketplace sobe ao placo no evento internacional de Agribusiness do IESE
 
“O setor primário está a experimentar uma revolução, com base na tecnologia e com uma mudança geracional no âmbito da produção.” O Prof. Adrián Caldart, Academic Director do Encontro no IESE e responsável Académico da AESE, foi um dos promotores deste evento que teve como principal objetivo fazer refletir sobre as oportunidades de negócio, as tendências e a inovação, que o setor agroindustrial enfrenta. O encontro realizou-se em Barcelona, no dia 6 de junho.
“Os novos líderes estão a tentar resolver os problemas históricos da atomização, que dificulta o acesso à tecnología, aos profissionais especializados e à falta de diferenciação de produto. Os fundos de private equity também estão a ser uma força importante no processo de consolidação do setor e de profissionalização da gestão. Projetos integrados verticalmente como Citri&Co e Albufera Foods, apresentados no 23º Encuentro de Alimentación y Bebidas do IESE, são exemplos desta realidade.”
Agri Marketplace: um caso de sucesso
“No âmbito da comercialização, o projeto Agri Marketplace, liderado por produtores e executivos que são Alumni do 14º Executive MBA da AESE, prometem ser uma fonte de maior transparência e eficiência no processo da formação de preços nas transações entre produtores e a indústria”.
Filipe Núncio, Founder and COO, da Agri Marketplace foi o porta voz da empresa. O Agri Marketplace nasceu de um plano de negócios no contexto das Novas Aventuras Empresariais, concebido pelo próprio, juntamente com Tiago Pessoa, José Eduardo Magalhães e Luís Alberto Silva. 
Na sua intervenção, Filipe Núncio demonstrou em que medida a equipa detetou um terreno fértil  para inovar e criar riqueza, ao longo da cadeia de valor que alia o setor agrícola e industrial.
Outros desafios, em cima da mesa
O IESE estimulou o debate sobre vários temas relacionados com a área da Alimentação e das bebidas. O crescimento económico, as reformas e as políticas num mundo caraterizado pela incerteza foram uma das matérias inicialmente trabalhadas. Também foram avaliados os desafios que se colocam à nutrição e à sustentabilidade, às marcas e à proliferação de diferentes estilos de vida, o suporte que a União Europeia tem dado à indústria, e as respostas que a iniciativa empreendedora têm vindo a aportar aos diferentes negócios. 
No que toca a repensar o embalamento, o Prof. Adrián Caldart refere que : “O problema da gestão e substituição dos plásticos utilizados nas embalagens por parte da indústria da alimentação e bebidas é hoje um problema urgente, devido à combinação da procura dos consumidores (sobretudo os jovens) e a pressão esperada a curto prazo a nível de regulações”.
Os reptos globais foram expostos e analisados numa lógica de discussão em que todos os intervenientes demonstraram sentir-se como agentes responsáveis por encontrar as melhores soluções para o Agribusiness.

“O setor primário está a experimentar uma revolução, com base na tecnologia e com uma mudança geracional no âmbito da produção.” O Prof. Adrián Caldart, Academic Director do Encontro no IESE e responsável Académico da AESE, foi um dos promotores deste evento que teve como principal objetivo fazer refletir sobre as oportunidades de negócio, as tendências e a inovação, que o setor agroindustrial enfrenta. O encontro realizou-se em Barcelona, no dia 6 de junho.

“Os novos líderes estão a tentar resolver os problemas históricos da atomização, que dificulta o acesso à tecnologia, aos profissionais especializados e à falta de diferenciação de produto. Os fundos de private equity também estão a ser uma força importante no processo de consolidação do setor e de profissionalização da gestão. Projetos integrados verticalmente como Citri&Co e Albufera Foods, apresentados no 23.º Encuentro de Alimentación y Bebidas do IESE, são exemplos desta realidade.”


Agri Marketplace: um caso de sucesso
“No âmbito da comercialização, o projeto Agri Marketplace, liderado por produtores e executivos que são Alumni do 14.º Executive MBA da AESE, prometem ser uma fonte de maior transparência e eficiência no processo da formação de preços nas transações entre produtores e a indústria”. Filipe Núncio, Founder e COO, da Agri Marketplace, foi o porta voz da empresa. O Agri Marketplace nasceu de um plano de negócios no contexto das Novas Aventuras Empresariais, concebido pelo próprio (à direita na fotografia), juntamente com Luís Alberto Silva, José Eduardo Magalhães e Tiago Pessoa (da esquerda para a direita, na imagem). 

Na sua intervenção, Filipe Núncio demonstrou em que medida a equipa detetou um terreno fértil para inovar e criar riqueza, ao longo da cadeia de valor que alia os setores agrícola e industrial.


Outros desafios, em cima da mesa
O IESE estimulou o debate sobre vários temas relacionados com a área da Alimentação e das bebidas. O crescimento económico, as reformas e as políticas num mundo caraterizado pela incerteza, foram uma das matérias inicialmente trabalhadas. Também foram avaliados os desafios que se colocam à nutrição e à sustentabilidade, às marcas e à proliferação de diferentes estilos de vida, o suporte que a União Europeia tem dado à indústria, e as respostas que a iniciativa empreendedora têm vindo a dar aos diferentes negócios. 

No que toca a repensar o embalamento, o Prof. Adrián Caldart refere que: “O problema da gestão e substituição dos plásticos utilizados nas embalagens por parte da indústria da alimentação e bebidas é hoje um problema urgente, devido à combinação da procura dos consumidores (sobretudo os jovens) e a pressão esperada a curto prazo a nível de regulações”.

Os reptos globais foram expostos e analisados numa lógica de discussão, em que todos os intervenientes demonstraram sentir-se como agentes responsáveis em encontrar as melhores soluções para o Agribusiness.