Notícias

China: “uma realidade tão diferente e tão atual nas nossas vidas”

Semana intensiva do PADE da AESE

“Decorreu em Xangai, entre os dias 27 e 31 de março de 2017, a visita dos participantes do 42.º PADE da AESE”, conta Eugénio Fernandes, Diretor Comercial da Euro Atlantic Airways.

“Todo o Grupo, desde o primeiro dia do programa, esteve empenhado e expectante sobre a aprendizagem e o contacto com uma realidade tão diferente e tão atual nas nossas vidas, pessoais e profissionais.

Na CEIBS, fomos muito bem recebidos, tivemos a oportunidade de conviver com alguns Alumni locais, ouvir excelentes apresentações e, por fim, ficarmos com uma perspetiva do que é atualmente a China, muito além do estereótipo, criado no Ocidente, de que os chineses só "fazem cópias", estando sim muito avançados e com indústrias de ponta.

Visitámos algumas empresas, nas indústrias de iluminação, comunicação, automóvel e farmacêutica. Ficou claro que, há 30 anos, os responsáveis chineses decidiram apostar em vários setores, com o claro desígnio de, a longo prazo, se tornarem líderes mundiais em diversas indústrias. A grande dimensão do mercado interno, como nas tecnologias de informação / negócios on-line, "Wechat", "Alibaba", etc, foram um fator determinante para este crescimento exponencial.

Por último, de referir o excelente ambiente e confraternização alcançados entre todos os participantes do programa, havendo espaço para tudo, alguns momentos mais formais, mas também muita alegria, sendo que, no final, antevejo laços para a vida e mais um excelente Grupo para o Agrupamento de Alumni da AESE.”

“A visita a Xangai revelou ser uma grande surpresa” para Nuno Borges, Finance Director do Board of Directors da Menarini Portugal. “Com excelentes intervenções como a do Dr. David Gosset e a do moderador Dr. Shaken Prashantham e visitas a empresas de sucesso de onde destaco a Wuxi apptec pela posição de destaque na vanguarda no apoio ao sector farmacêutico, e a Opple pela forma impressionante como se desenvolveu de uma startup de 6 funcionários a um gigante de 6 mil em 20 Anos.”

Susana Ferreira, Senior Manager da Accenture, também deixou o seu testemunho. Foi “uma viagem muito interessante e completa. Desde a sua vertente cultural, (incluindo uma aula de Tai Chi)  educacional, de negócio com visita a empresas e, como não podia deixar de ser, o consolidar de um espírito de grupo inigualável.  

Sendo a China um país muito grande, repleto de particularidades, contrastes e com uma cultura diferente da nossa, com esta viagem ficámos mais "ricos".

Todo o enquadramento e informação partilhados permitiu-nos aprender e entender um pouco melhor como nos devemos relacionar com a cultura chinesa.

É uma experiência inesquecível cheia de ensinamentos e excelentes recordações.”

Ao 42.º PADE também se juntaram Alumni do Programa de Alta Direção de outras edições, confirmando que a viagem a Xangai é um dos pontos altos da formação em matéria de desenvolvimento de competências e enriquecimento da network.