Notícias

Como planear e executar eficazmente projetos

Seminário “Gestão eficaz de projetos”

Aprender o essencial sobre Gestão de Projetos foi o móbil dos participantes que realizaram o seminário da AESE, conduzidos pelos Prof. Agostinho Abrunhosa, Francisco Vieira e Pedro Leão, de 25 a 27 de junho de 2018.

Ivona Rasic, CFO R&D, no departamento de Planeamento e Controlo da Galp Energia, "tinha expectativas que este seminário desse uma base de conhecimento geral de gestão de projetos. No entanto superou as minhas expetativas. Seminário mostrou-me como pensar e atuar como um gestor de projetos e saber reconhecer os riscos no caminho e geri-los. Fiquei com vontade de melhorar o processo de definição dos projetos e priorização dos objetivos no meu trabalho do dia a dia e fazer acompanhamento mais ativo desse caminho dinâmico. É uma experiencia única que acrescenta valor tanto para organização como para pessoa per si."

“Quando evoluímos e começamos naturalmente a gerir projetos, é fácil ficarmos presos nos pressupostos da gestão funcional e até cairmos no erro da microgestão.”  Guilherme Zuzarte, do Departamento Financeiro da Abreu Advogados, salienta que: “A gestão de projetos está, no entanto, na capacidade de estarmos acima das equipas e departamentos nem sempre liderados por nós e de mobilizar recursos para atingir objetivos com impacto transversal e estratégico. Ao frequentar este Seminário, não só pude absorver rapidamente este valioso mindset, como tive acesso a um conjunto útil de ferramentas para planear e executar eficazmente projetos. Foi um importante salto qualitativo em poucos dias.”

Ao longo da formação, foi possível aperfeiçoar as técnicas através do estudo de casos reais de empresas que recorrem ao conceito de gestão por projetos na sua operacionalidade diária.

Helder Pedro Miguel, KAM da Proquimia Portugal, concluiu que “a partilha de conhecimentos, experiências e vivências de profissionais de áreas distintas em contexto académico, dá ao seminário da AESE, "Gestão Eficaz de Projectos", um carisma prático que, aliado a uma curta duração, permite a síntese objetiva dos conceitos transmitidos.”

Os participantes tiveram acesso a uma experiência de aprendizagem real através da simulação online da Harvard Business School.