Notícias

Como tornar a equipa diretiva mais eficaz?

Sessão de continuidade com o CEO da GAES Iberia

António Gassó, CEO da GAES Iberia, foi o convidado do Agrupamento de Alumni da AESE e da Atrevia, para falar sobre o que torna as equipas mais eficazes.
 
Numa breve entrevista na AESE, o orador explicou a sua visão sobre este tema.

Quais são as caraterísticas chave de um líder de equipas eficazes?
AG: “É saber gerir o talento, liderar pelo exemplo e ser um impulsionador ou gerador de valor para a empresa e para a equipa.”

Como pode um CEO desenvolver a sua capacidade relacional e política, dentro da organização?
AG: “Sendo um bom comunicador. E isso significa ter uma grande capacidade para estabelecer sinergias, relações e unir a equipa num objetivo comum.”

Como melhorar as boas práticas de gestão e o alinhamento estratégico?
AG: “Essencialmente, há que fazer crescer a equipa em conhecimento, em iniciativas e em boas e sustentáveis relações. Ao fim e ao cabo, a principal razão para mudar a empresa é ter um mau líder.”

A partir da sua experiência como CEO da GAES Iberia, quais são um ou dois desafios que recorda como mais exigentes na gestão eficaz de uma equipa?
AG: “A mudança de gerações na equipa de gestão de uma empresa familiar foi um grande desafio na Gaes, assim como a profissionalização e a internacionalização da empresa.”

A sessão de continuidade, realizada a 16 de fevereiro, em Lisboa, terminou com um debate entre António Gassó e os participantes, e destes entre si.