Notícias

Lisboa recebe Smart Agrifood Summit

Uma parceria NAVES Venture Capital e a INTEC

O Smart Agrifood Summit – Lisbon, um evento organizado pela NAVES Venture Capital em parceria com a INTEC e com o apoio da Startup Europe, da Comissão Europeia, realizou-se na AESE Business School, a 19 de março.

Apresentado pela diretora-geral da NAVES, Rita Sousa, o evento teve como Keynote Speaker Marc Vidal, especialista em Transformação Digital. Na sua intervenção “Reworking, the Future doesn’t wait”, Vidal demonstrou uma visão muito completa do que tem sido a evolução digital e as perspetivas da inovação tecnológica em diversas áreas e, em concreto, no Agribusiness.

Juan Francisco Delgado, vice-presidente da INTEC e organizador do Smart Agrifood Summit, em Málaga, apresentou as perspetivas, as oportunidades e o potencial de investimento no setor Agrifood na Europa.

No mesmo sentido, mas no caso concreto de Portugal, falou Gonçalo Andrade, da Portugal Fresh que, relativamente ao setor das frutas, vegetais e flores, referiu o enorme potencial do nosso país, dadas a sua localização geográfica e características climáticas.

César Machado, do Crédito Agrícola, referiu o suporte que esta instituição tem dado a startups inovadoras do setor e Kevin McGuinness, do grupo Trivalor, abordou os desafios do envolvimento entre startups e grandes grupos sectoriais.

No Investors Panel estiveram presentes Miguel Alpendre, da NAVES, Veronique Boudaut, da Digitize2Grow, Stewart Noakes, da Canopy e Rui Lopes, da ALXL, que deram uma perspetiva do investimento do capital de Risco no Agribusiness, focando também algumas das dificuldades e oportunidades que as startups enfrentam na captação de investimento.

No Elevator Pitch, concorreram Agri Marketplace, Bitcliq, Farmcloud, Sensefinity, Tesselo, e Wisecrrop, todas startups com produtos e ideias inovadoras neste domínio.

Bitcliq, Sensefinity e Wisecrop ganharam o acesso ao Elevator Pitch do Smart Agrifood Summit em Junho, em Málaga, evento do qual a iniciativa de Lisboa foi um dos “eventos satélite”.

A intervenção de encerramento foi feita por Nuno Canada, presidente do INIAV, que reforçou a relevância do setor Agrifood na economia nacional e da importância do investimento na inovação tecnológica em curso.


Galeria de fotografias



AESE nos media

Agricultura. Tecnologia e inovação lideram revolução no setor

i  - 10-04-2018