Notícias

O ponto de encontro entre a academia e as empresas

Da teoria à prática

Otimizar a investigação académica para a melhoria da gestão organizacional é um desafio que se tem procurado atender.

A AESE aproveitou a estada do Prof. Jeffrey Pfeffer, Professor da Graduate School of Business na Stanford University, para realizar um workshop com vista a reduzir a distância entre a produção de conhecimento e a aplicabilidade de boas práticas de gestão em contexto empresarial.

A formação de dois dias “Bridging practice and academia in management research” procurou esclarecer a forma como as conclusões de um estudo podem trazer consequências benéficas às organizações, uma vez que as medidas testadas e recomendadas sejam implementadas.

Quais os temas tidos como mais relevantes na agenda dos dirigentes para que os estudos desenvolvidos possam efetivamente ser úteis e relevantes foi outro dos assuntos debatidos.  O workshop reforçou a necessidade de fomentar a cooperação entre os dois polos empresarial e académico, com feedback bidirecional, que viabilize o investimento na aquisição de conhecimentos e na aplicação prática com valor acrescentado para a competitividade e sustentabilidade economica.  


Artigos relacionados
Pessoas como garante de competitividade
15-05-2017

Autenticidade ou eficiência?
Entrevista AESE a Jeffrey Pfeffer, 15-05-2017