Notícias

Perguntas chave a fazer ao pensar em “Estratégias de Internacionalização”

1.º Webinar para os Alumni AESE

O Agrupamento de Alumni da AESE estreou uma nova forma de comunicar com a sua comunidade, tendo em conta a agenda dos dirigentes. Esta proposta tem em conta essa agenda dos dirigentes que nem sempre se podem deslocar às instalações da Escola para dar continuidade à formação ao longo do tempo e que em cerca de 30 minutos na hora de almoço podem beneficiar desta valorização.

O tema desenvolvido no 1.º Webinar foi o de “Estratégias de Internacionalização”, com o Prof. Adrián Caldart, que atentou aos critérios de seleção dos países alvo.

Para além do “onde”, “como”, “quando” e “porquê”, perspetivam-se como os pontos de partida para diagnosticar se a empresa está preparada para enveredar pelo mercado estrangeiro.

No IESE, tem vindo a ser desenvolvido um trabalho de investigação sobre o setor de alimentos e bebidas e, consequentemente, têm sido detectados os países mais atrativos para estabelecer parcerias de negócio, de acordo com a região. Uma vez identificados os países mais adequados, o professor sugeriu analisá-los em pormenor, considerando nomeadamente: a população e a demografia, as importações e exportações na balança comercial existente, o pricing e as marcas e os distribuidores que operam no mercado interno.