Notícias

Precisamos de uma cultura de inovação sustentada

Na 14.ª Assembleia de Alumni da AESE, A Adminsitração Pública num Mundo 4.0, pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

O encontro "Mundo 4.0: connecting people and business" chegou ao fim com a intervenção da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

A sua presença deu provas de querer "associar-se à importância dos temas discutidos”, dos quais destacou “a ideia transversal do papel da Inovação para todos os setores de atividade; em especial, da inovação decorrente das novas tecnologias e do impacte que têm nas nossas vidas.”

“As tecnologias não impactam apenas o dessenvolvimento de novos produtos. Impactam também o desenvolvimento de novos serviços , a melhoria de processos e metodologias. E altera a foma como decidimos. Convoca muitos saberes que têm de aprender a dialogar entre si.”

A inovação e a Administração Pública

“As tecnologia colocam desafios à Administração Pública”. Maria Manuel Leitão Marques explica porquê.  “Porque precisamos de construir uma cultura de inovação e organizar um ecosistema que o suporte”, é necessário que “o conhecimento flua quase de forma automática entre a Administração Pública e as instituições públicas, os centros de investigação e os de produção de conhecimento. Que sejam parceiros constantes para construir esse interface. É necessário que se experimente serviços mais disruptivos, antes de escalá-los para todo o país.”

Maria Manuel Leitão Marques concluiu a sua intervenção sublinhando: “vivemos tempos muito interessantes. Todos sabemos que ficar onde estamos não é opção. Mas os caminhos a seguir são vários, a ecolha não é óbvia e os recursos são escassos.  Precisamos de olhar para o potencial da Inovação para termos uma sociedade com futuro que não deixe ninguém para trás.” 


Entrevista por Helena Oliveira, Editora do Portal Ver

 

Artigos relacionados
Revista da 14.ª Assembleia Alumni AESE: "Mundo 4.0: Connecting People and Business"