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“Uma abordagem alternativa muito flexível” que “primeiro estranha-se, depois entranha-se”

Formação online da AESE

A AESE tem desenvolvido ao longo dos últimos 2 meses Short programs em formato online. O desafio do confinamento criou a oportunidade de avaliar esta possibilidade e convertê-la em oportunidade, apesar da forte componente presencial que caracteriza a formação na AESE com o Método do caso.
O Prof. Rafael Franco, responsável pelos Short Program da AESE, contextualiza esta nova abordagem na formação de executivos: “Neste período de confinamento a AESE tem proporcionado uma série de formações online de curta duração. Iniciámos este ciclo com um tema de marketing e vendas. Foi o short program “Vendas Estratégicas”. Decorreu ao longo de duas manhãs e reuniu um bom grupo de executivos e professores. Recorremos à plataforma Zoom onde foi possível a partilha de experiências em tempo real e a interação de cada participantes com cada colega e professores.  O segundo módulo foi sobre contabilidade e informação financeira. Em 4 manhãs os participantes puderam descodificar muitos conceitos que não dominavam e aprenderam a ler, interpretar e analisar a informação financeira na perspetiva da direção-geral. Finalmente, o terceiro módulo foi sobre cibersegurança. Contou com a participação de vários gestores, conferencistas e professores especialistas nesta área que abordaram muitos temas da atualidade, os seus desafios e as possíveis medidas de mitigação relacionados com a segurança da informação e privacidade. A avaliação global dos participantes em todas estas formações foi superior a 4.6 (numa escala de 1 a 5) e muitos referiram que ficou muito acima das suas expectativas, nomeadamente pela facilidade com que interagiram com os conferencistas, colegas e professores.”
O Prof. André Vilares Morgado, Professor da AESE de Política Comercial e Marketing e responsável pelo Short Program “Vendas estratégicas”, realizado a 16 e a 17 de abril de 2020, comentou a experiência: “a discussão de um caso é um momento de elevada libertação de energia e de confronto, que tem lugar em diferentes dimensões: com o conhecimento, com os participantes e com o próprio moderador da sessão. "Virtualizar" este processo numa sessão "síncrona" exige do professor incumbente um elevado esforço de adaptação. O efeito cumulativo desta experiência poderá fazer evoluir rapidamente a eficiência deste método pedagógico no seu novo contexto digital. Como escreveu Fernando Pessoa em 1929 para ajudar a comercializar um refrigerante no mercado nacional: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.” O short programa foi conduzido a par com o Prof. Ramiro Martins, Professor da AESE e Responsável Académico de Política Comercial e Marketing, e Filipe Simões de Almeida, Presidente do Conselho de Administração da Unlimitedcare.     
Afonso Barbosa, Professor da AESE, também foi responsável por “Descodifique a contabilidade em 3 dias”, em colaboração com o Prof. Rafael Franco, de 21 a 23 de abril de 2020. “O short program online correu de acordo com as expectativas. Embora não supere a utilização do método do caso nas sessões presenciais, pela profundidade e impacto alcançados no debate dos temas, é uma abordagem alternativa muito flexível e onde se consegue obter eficiente interacção e transmissão de conhecimentos aos participantes. Mesmo quando as matérias em causa são eminentemente práticas, como acontece nas sessões de Finanças. Penso que se trata de uma opção a explorar pela AESE, nomeadamente para chegar a participantes com necessidades formativas de curta duração, sobre temas específicos e nos casos onde a disponibilidade de tempo é um sério obstáculo.
É também uma clara opção para organizações com necessidades transversais de qualificação dos seus quadros, a partir de programas à medida e concentrados no tempo. Para as empresas, podem constituir-se como alternativas muito flexíveis e de alto impacto na organização.”
Conheça as próximas propostas da AESE para formações online se manterão até ao final do período de confinamento. 
A AESE tem desenvolvido ao longo dos últimos 2 meses Short programs em formato online. O desafio do confinamento criou a oportunidade de avaliar esta possibilidade e convertê-la em oportunidade, apesar da forte componente presencial que caracteriza a formação na AESE com o Método do caso.O

Prof. Rafael Franco, responsável pelos Short Program da AESE, contextualiza esta nova abordagem na formação de executivos: “Neste período de confinamento a AESE tem proporcionado uma série de formações online de curta duração. Iniciámos este ciclo com um tema de marketing e vendas. Foi o short program “Vendas Estratégicas”. Decorreu ao longo de duas manhãs e reuniu um bom grupo de executivos e professores. Recorremos à plataforma Zoom onde foi possível a partilha de experiências em tempo real e a interação de cada participantes com cada colega e professores.  O segundo módulo foi sobre contabilidade e informação financeira. Em 4 manhãs os participantes puderam descodificar muitos conceitos que não dominavam e aprenderam a ler, interpretar e analisar a informação financeira na perspetiva da direção-geral. Finalmente, o terceiro módulo foi sobre cibersegurança. Contou com a participação de vários gestores, conferencistas e professores especialistas nesta área que abordaram muitos temas da atualidade, os seus desafios e as possíveis medidas de mitigação relacionados com a segurança da informação e privacidade. A avaliação global dos participantes em todas estas formações foi superior a 4.6 (numa escala de 1 a 5) e muitos referiram que ficou muito acima das suas expectativas, nomeadamente pela facilidade com que interagiram com os conferencistas, colegas e professores.”

O Prof. André Vilares Morgado, Professor da AESE de Política Comercial e Marketing e responsável pelo Short Program “Vendas estratégicas”, realizado a 16 e a 17 de abril de 2020, comentou a experiência: “a discussão de um caso é um momento de elevada libertação de energia e de confronto, que tem lugar em diferentes dimensões: com o conhecimento, com os participantes e com o próprio moderador da sessão. "Virtualizar" este processo numa sessão "síncrona" exige do professor incumbente um elevado esforço de adaptação. O efeito cumulativo desta experiência poderá fazer evoluir rapidamente a eficiência deste método pedagógico no seu novo contexto digital. Como escreveu Fernando Pessoa em 1929 para ajudar a comercializar um refrigerante no mercado nacional: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.” O short programa foi conduzido a par com o Prof. Ramiro Martins, Professor da AESE e Responsável Académico de Política Comercial e Marketing, e Filipe Simões de Almeida, Presidente do Conselho de Administração da Unlimitedcare.     

Afonso Barbosa, Professor da AESE, também foi responsável por “Descodifique a contabilidade em 3 dias”, em colaboração com o Prof. Rafael Franco, de 21 a 23 de abril de 2020. “O short program online correu de acordo com as expectativas. Embora não supere a utilização do método do caso nas sessões presenciais, pela profundidade e impacto alcançados no debate dos temas, é uma abordagem alternativa muito flexível e onde se consegue obter eficiente interacção e transmissão de conhecimentos aos participantes. Mesmo quando as matérias em causa são eminentemente práticas, como acontece nas sessões de Finanças. Penso que se trata de uma opção a explorar pela AESE, nomeadamente para chegar a participantes com necessidades formativas de curta duração, sobre temas específicos e nos casos onde a disponibilidade de tempo é um sério obstáculo.

É também uma clara opção para organizações com necessidades transversais de qualificação dos seus quadros, a partir de programas à medida e concentrados no tempo. Para as empresas, podem constituir-se como alternativas muito flexíveis e de alto impacto na organização.”Conheça as próximas propostas da AESE para formações online se manterão até ao final do período de confinamento.