Notícias

Xerox eleita a Melhor Empresa para Trabalhar 2018

Uma iniciativa, da Exame, everis e AESE

A liderança do ranking vai este ano para a Xerox Portugal, seguindo-se a Unbabel e a Edge. Conheça o que levou à vitória destas empresas
Xerox, Unbabel e Edge. São estas as três empresas que ascenderam ao pódio do Prémio Melhores Empresas para Trabalhar 2018, atribuído pela revista Exame em parceria com a consultora Everis e a escola de negócios AESE. A revista acabou de divulgar o ranking de 2018 dos 100 empregadores que mais se destacam no país mediante a opinião dos seus próprios trabalhadores, estudo este promovido pela Exame há cerca de 18 anos e que continua a ser a maior análise do género realizada no território português.
A Xerox, depois de alguns anos de interregno, voltou este ano a participar no estudo e ascende diretamente à primeira posição da lista. A filial portuguesa da multinacional ligada à área das fotocopiadoras e impressoras destacou-se entre todas as concorrentes de 2018: além de liderar o ranking ganhou ainda o prémio especial de melhor equilibro entre a vida profissional e vida pessoal. Apesar de ser uma sucursal e obedecer às boas práticas da casa-mãe, a empresa portuguesa tem liberdade na aplicação das estratégias de Recursos Humanos, pelo que é considerada até uma das filiais de todo o grupo com os melhores resultados nesta área. José Esfola, diretor-geral, refere a propósito que esta filial é, aliás, uma das melhores subsidiárias do grupo em várias dimensões, nomeadamente nos resultados do próprio negócio.
Segundo Maria Alexandra Pires, diretora Ibérica de Recursos Humanos da Xerox Portugal, na base de toda a estrutura está a comunicação interna, pois “não temos medo de comunicar, seja o que é bom, seja o que é menos bom”. Esta abertura na partilha de informação cria laços entre a equipa de quase 120 elementos. Sediada num edifício próprio construído há 18 anos, próximo do Parque das Nações, em Lisboa, remodelou recentemente as suas instalações para facilitar a comunicação visual e tornar, assim, os espaços de trabalho – agora em open space - mais colaborativos. Nas instalações podemos ainda encontrar um refeitório, com esplanada virada para o rio, um ginásio com aulas de pilates, ioga, entre outras, piscina com professor duas vezes por semana, além de gabinete médico, com medicina do trabalho e medicina curativa, e psicóloga. Estes benefícios enquadram-se numa política mais alargada a pensar no bem-estar de cada trabalhador e ainda promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, área em que a empresa se destaque neste prémio.
Na Xerox Portugal existe a possibilidade de horário flexível e uma política de parentalidade responsável, que inclui, por exemplo, acordos com colégios próximos da sede, três dias de apoio à família sem justificação formal, entre muitas outras medidas.

A Xerox foi eleita a grande vencedora do Prémio "Melhor Empresa para Trabalhar" em 2018, uma iniciativa da Exame, everis e AESE.

A Unbabel e a Edge seguiram-se na classificação, arrecadando o 2.º e o 3.º lugares no ranking.

Num universo dos 100 empregadores nacionais mais relevantes em Portugal, o estudo abrangeu a opinião dos trabalhadores de cada organização, a fim de aferir as Boas Práticas que mais contribuem para a atribuição do grau de maior satisfação no ambiente corporativo.

Após algumas vitórias no passado, a Xerox voltou a ser falada por liderar a classificação, mas também por garantir condições para um melhor equilíbro na conciliação da vida profissional e pessoal. A empresa portuguesa tem tido a liberdade de implementar estratégias de Recursos Humanos atentas à realidade nacional, motivo pelo qual é considerada uma das subsidiárias com mais sucesso nesta matéria. O Diretor-geral da Xerox José Esfola acrescentou que esta filial é também um das empresas do grupo internacional com melhores resultados no próprio negócio.

A Prof. Maria De Fátima Carioca, Dean da AESE, referiu que "num mundo em mudança acelerada, ser uma empresa flexível, entendida como a que tem capacidade de prontamente responder a contextos novos, acolher novos requisitos, acomodar imprevistos e cenários incertos e voláteis, adaptar-se a novas situações e exigências, é condição para a sua sobrevivência, mas também um tesouro porque não existem muitas." "A flexibilidade na empresa contibui, na grande maioria das vezes, para uma maior eficácia, uma maior compromisso e avaliações mais positivas quanto ao equilíbrio entre o trabalho e e os restantes âmbitos da vida do colaborador." 


Top das 25 melhores Empresas para Trabalhar

As 25 melhores empresas para trabalhar em Portugal 2018:

1.º Xerox Portugal (Indústria e Agricultura)
2.º Unbabel (Tecnologias de Informação e Comunicação)
3.º Edge (Tecnologias de Informação e Comunicação)
4.º Blip (Tecnologias de Informação e Comunicação)
5.º Teleperformance (Atividades Administrativas e dos Serviços de Apoio)
6.º Tapeçarias Ferreira de Sá (Indústria e Agricultura)
7.º PHC Software (Tecnologias de Informação e Comunicação)
8.º KW Portugal (Imobiliário)
9.º HILTI Portugal (Comércio e Retalho)
10.º Crédito Agrícola Seguros (Banca, Seguros e Serviços Financeiros)
11.º SÓ BARROSO (Comércio e Retalho)
12.º Farfetch Portugal (Tecnologias de Informação e Comunicação)
13.º Sky CP Limited (Tecnologias de Informação e Comunicação)
14.º Premium Minds (Tecnologias de Informação e Comunicação)
15.º BOLD (Tecnologias de Informação e Comunicação)
16.º Erich Brodheim (Comércio e Retalho)
17.º Hotel Ritz (Hotelaria e Restauração)
18.º RE/MAX (Imobiliário)
19.º 7Graus (Tecnologias de Informação e Comunicação)
20.º Unicombi (Transportes e Logística)
21.º Sector Interactivo (Atividades Administrativas e dos Serviços de Apoio)
22.º Wide Travel (Atividades Administrativas e dos Serviços de Apoio)
23.º YKK Portugal (Indústria e Agricultura)
24.º ABA (Consultoria e Outros Serviços Similares)
25.º Present Technologies (Tecnologias de Informação e Comunicação)