Opus Dei

Opus Dei
O Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja Católica fundada por São Josemaría Escrivá de Balaguer. A sua missão consiste em difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias do dia a dia constituem uma ocasião de encontro com Deus, de serviço aos outros e de melhoria da sociedade.

Santificar o trabalho significa, para os fiéis da prelatura, trabalhar segundo o espírito de Jesus Cristo: realizar as tarefas próprias com perfeição, para glorificar a Deus e para servir os outros, tornando presente o espírito do Evangelho em todas as atividades e realidades temporais. Os fiéis da prelatura realizam pessoalmente a sua tarefa evangelizadora nos diferentes âmbitos da sociedade em que atuam.

A sede - com a igreja prelatícia - encontra-se em Roma.


O espírito do Opus Dei
Caraterísticas Principais
O Opus Dei, desde a sua fundação em 1928, difunde a mensagem do chamamento à santidade de todos os batizados, no cumprimento do trabalho próprio e das obrigações pessoais de cada um.
 
O espírito do Opus Dei tem como caraterísticas principais:
 
1. a filiação divina: um cristão é um filho de Deus, devido ao batismo.

2. a vida do dia a dia: o cristão no seu dia a dia, pode procurar a santidade através das circunstâncias da sua vida e das atividades que desenvolver.
 
3. a santificação do trabalho: é a caraterística diferenciadora na vida espiritual do cristão comum.
 
4. o amor pela liberdade: os fiéis do Opus Dei são cidadãos que desfrutam dos mesmos direitos e estão sujeitos às mesmas obrigações que os outros cidadãos, seus iguais.
 
5. a vida de oração e de sacrifício: oração, assistência diária à Santa Missa, confissão sacramental, leitura e meditação do Evangelho, etc. Para imitar a Jesus Cristo, fazem também sacrifícios, especialmente os que facilitam o cumprimento fiel do dever e tornam a vida mais agradável aos outros, assim como a renúncia a pequenas satisfações, o jejum, a esmola, etc.
 
6. a caridade e apostolado: os membros do Opus Dei esforçam-se por dar testemunho da sua fé cristã.

Mais informações em: www.opusdei.pt



A AESE e o Opus Dei
A AESE - Escola de Direcção e Negócios é uma iniciativa da Associação de Estudos Superiores da Empresa, fundada em 1980, e que tem por missão a formação de dirigentes numa perspetiva cristã do homem e da sociedade.

Fundada à imagem do IESE Business School , devido à metodologia caraterística de Harvard, e aos princípios que regem a formação de homens e mulheres de negócios, a AESE tem desenvolvido a sua atividade com rigor e mérito reconhecido por entidades nacionais – como a Ordem de Mérito concedida pelo Dr. Jorge Sampaio,- e internacionais – como a acreditação EPAS concedida ao Executive MBA. Entre os seus promotores encontram-se alguns membros da Prelatura, assim como um conjunto de outros dirigentes e empresários que nada têm a ver com ela.
 
Sendo uma iniciativa pessoal de cidadãos e reconhecida como uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, a AESE é dirigida de acordo com os seus estatutos.
 
NAVES, Sociedade de Capital de Risco, corresponde a uma iniciativa dos Alumni da AESE, que solicitaram que a Escola tivesse uma participação.
A Administração eleita de Naves SCR não é constituída por nenhum membro do Opus Dei.