anterior
seguinte


Correio da AESE n.º 734 |  23 de janeiro de 2019 

 

Caro Alumnus/ Estimada Alumna AESE,

O 16.º Executive MBA AESE regressa à escola para o Capstone. Carlos Lacerda, da SAP, Pedro Videla do IESE e o Padre Gonçalo Portocarrero receberam os participantes e desafiaram-nos a posicionarem-se como líderes capazes de criar valor, responsáveis e comprometidos com os negócios, com as suas pessoas e a sociedade.
No arranque do 2.º ano letivo, o 17.º Executive MBA reuniu-se na AESE para a September Excelling in Leadership intensive week. Sebastian Reiche, Joaquim Vilà e Miquel Lladó acompanharam os presentes num treino sistemático sobre Liderança global, Design Thinking e nos temas estratégicos que devem ocupar a Agenda de um CEO. Entre os alunos do Executive MBA, a AESE congratulou-se com a parceria estabelecida por Nuno da Silva Vieira, da Vieira Law Firm, e a IBM, que visa a aplicação da Inteligência Artificial ao serviço do sector jurídico. Esta iniciativa decorreu dos contactos estabelecidos no âmbito da semana internacional do programa no IESE de New York.
“What’s in it for me?” foi uma das perguntas chave que Filipe Simões de Almeida levantou no seminário “Gestão de vendas estratégicas”. O que ter em conta desde o momento de propor um negócio à hora de fecho para que haja impacto para compradores e vendedores?  A formação analisou cada um dos aspetos críticos, com a vantagem de poder aplicar os conhecimentos em exercícios práticos efetivos. O Prof. André Vilares Morgado também conduziu a discussão de casos práticos que implicaram - como habitualmente – a tomada de decisões com base em situações  paradigmáticas.

Mike Rosenberg e a sua visão sobre “A Geopolítica e as estratégias de negócio” foi o tema da 1.ª sessão de continuidade da AESE em 2019. O Professor de Strategic Management Department do IESE explicou em que medida as relações internacionais entre estados soberanos são impactadas pela cultura e pela diplomacia, e a importância que os dirigentes devem ter dessa realidade.


A sessão “A Inteligência Artificial e o futuro do trabalho” com o Prof. Luís Cabral, lançou no encontro de People & Management um debate sobre se a tecnologia e o emprego devem ser vistos como substitutos ou complementos. Na entrevista da Executiva.pt, o Professor justifica que há ganhos potenciais enormes com o uso da tecnologia. Por outro lado, Luís Cabral está convencido que “a economia do século XXI tem dentro de si as sementes da desigualdade.”

 

O ciclo People & Management da AESE é organizado pela Executive Education Manager e Responsável pelo Career Management Center Catarina Heleno, também entrevistada recentemente sobre o seu maior desafio profissional. 

 

Na passada semana, iniciou-se o GAIN – Direção de Empresas agrícolas e agroindustriais, tendo Eduardo Catroga, ex-Ministro das Finanças, inaugurado a 1ª Semana da 5.ª edição da formação com uma conferência na qual reafirmou as razões de considerar desde sempre que “a agricultura é um sector de futuro”. Também começou o AMEG, o programa da AESE na área da Energia.

 

"Marketing Management: The Big Picture" é uma obra intemporal da autoria de Christie L. Nordhielm, que o Prof. Ramiro Martins, responsável pela área de Política Comercial e Marketing da AESE, recomenda aos dirigentes e executivos que pretendem saber como melhorar as suas competências nesta matéria.


No Panorama veja notícias sobre … 


  • Iniciativas de cuidados compassivos 
  • Regressar ao lar, uma via para resolver questões complexas 
  • Canadá aos jovens: a marijuana já é legal, mas não a consumas
  • “La búsqueda del algoritmo”



Reflexões mais profundas na Documentação


  • A população mundial, meio século depois 
  • Os novos problemas de população

 



Cláudia Dias | claudiadias@aese.pt