anterior
seguinte


Correio da AESE n.º 722 |  3 de julho de 2018 



Caro Alumnus/ Estimada Alumna AESE,

“Leader’s & Millennials” trouxe o Prof. Guido Stein do IESE ao encontro dos Alumni do Executive MBA AESE. Perceber o que caracteriza esta nova realidade na direção de profissionais, as suas expectativas e perceção do trabalho foi o que centrou o debate com Alumni de várias edições, da 3.ª à 16.ª. Guido Stein enquadrou o tema dando conta de como vê os Millennials a serem bem recebidos nas empresas portuguesas, mostrando ser um país mais bem preparado para o efeito do que outros. Para facilitar o diálogo intergeracional em empresas que se querem competitivas, o encontro acolheu um painel de dirigentes e executivos com experiência na integração e fidelização de Millennials nas suas organizações.


A comunicação entre os membros de uma empresa familiar
é fundamental interna e externamente. Após as conferências com diretores de comunicação de várias empresas que partilharam as boas práticas nesta área, a Prof. Maria de Fátima Carioca sublinhou a importância de encarar o negócio e a família como contextos que “potenciam o crescimento das pessoas”. Nicolau Santos, Presidente da Agência Lusa, fechou o dia de trabalho com dicas para incrementar uma relação mais rica com a comunicação social.


Na indústria 4.0, a relação com o mercado também pode ser estabelecida de uma maneira mais eficaz. A AESE convidou o Prof. Joan Jané para analisar com os Alumni de Lisboa e do Porto os desafios e as oportunidades da 3D Printing nos negócios. Trata-se de “um dos elementos de maior transformação nesta nova revolução industrial, devido às implicações da mudança de paradigma na produção em pequenos lotes, personalizada, deslocalizada, sustentável e com a possibilidade de criar geometrias de produto impossíveis com sistemas de produção tradicionais.” Conheça mais detalhes sobre a posição do Professor do IESE relativamente a este assunto.

E porque a realidade dos dirigentes e executivos é feita com base em casos reais, o PDE foi visitar a Quinta do Pisão, em contexto formativo. As sessões com o Prof. Adolfo González e com o Prof. Jorge Ribeirinho Machado foram intervaladas por momentos de agradável convívio entre os participantes, num ambiente original de contacto com a Natureza.


A Formação de dirigentes da AESE atenta à pessoa como um todo integrado. Aura Miguel esteve na AESE para falar sobre “o que pede o Papa a todos os homens?”, naquela que foi a última sessão doutrinal do ano letivo. Quem assistiu não ficou indiferente ao seu testemunho de fé e de convívio direto com os últimos 3 Santos Padres.


No Panorama veja notícias sobre …

  • Contra as notícias falsas, meios jornalísticos sérios “
  • Causa da dor? O analgésico”
  • Imigrantes na escola: com piores notas mas mais motivados
  • “El tiempo regalado”
  • “Todo o Dinheiro do Mundo”


Reflexões mais profundas na Documentação:

  • O último preconceito admissível
  • Desculpas para um progressismo intolerante


   Cláudia Dias | claudiadias@aese.pt