anterior
seguinte


Correio da AESE n.º 742 |  22 de maio de 2019 

 

Caro Alumnus/ Estimada Alumna AESE,

O 16.º Executive MBA AESE regressa à escola para o Capstone. Carlos Lacerda, da SAP, Pedro Videla do IESE e o Padre Gonçalo Portocarrero receberam os participantes e desafiaram-nos a posicionarem-se como líderes capazes de criar valor, responsáveis e comprometidos com os negócios, com as suas pessoas e a sociedade.
No arranque do 2.º ano letivo, o 17.º Executive MBA reuniu-se na AESE para a September Excelling in Leadership intensive week. Sebastian Reiche, Joaquim Vilà e Miquel Lladó acompanharam os presentes num treino sistemático sobre Liderança global, Design Thinking e nos temas estratégicos que devem ocupar a Agenda de um CEO. Entre os alunos do Executive MBA, a AESE congratulou-se com a parceria estabelecida por Nuno da Silva Vieira, da Vieira Law Firm, e a IBM, que visa a aplicação da Inteligência Artificial ao serviço do sector jurídico. Esta iniciativa decorreu dos contactos estabelecidos no âmbito da semana internacional do programa no IESE de New York.
“What’s in it for me?” foi uma das perguntas chave que Filipe Simões de Almeida levantou no seminário “Gestão de vendas estratégicas”. O que ter em conta desde o momento de propor um negócio à hora de fecho para que haja impacto para compradores e vendedores?  A formação analisou cada um dos aspetos críticos, com a vantagem de poder aplicar os conhecimentos em exercícios práticos efetivos. O Prof. André Vilares Morgado também conduziu a discussão de casos práticos que implicaram - como habitualmente – a tomada de decisões com base em situações  paradigmáticas.

Empreender aproveitando uma empresa com uma situação financeira débil é arrojado, não fora a vantagem que Nuno Amaral encontrou na Pahldata para colocar as operações do seu negócio a correr, com vantagem competitiva. O Alumnus do Executive MBA AESE confirmou a máxima de que “tempo é dinheiro”, explicando, num encontro do Thought Leadership MBA, o que o motivou a adotar essa estratégia. 


Também as competências de liderança foram tema de conversa entre os Alumni do Executive MBA AESE, desta vez com a Managing Director da Invesco Transearch Portugal Soldedade Carvalho Duarte. O que procuram hoje as empresas nos executivos de topo foi o grande tema da sessão, tendo a especialista colocado a tónica na “qualidade dos frutos que os gestores são capazes de gerar” no seu dia a dia. 

 

No especial de MBA e pós graduações da Exame, a AESE viu-se representada pela Alumna Catarina Barradas, Directora de Marketing da Fox Networks Group Portugal. Para si, “um MBA não deve ser um fim, mas sim parte de um percurso de aprendizagem e experiência. No meu caso foi essencial para complementar uma formação mais específica e para consolidar o caminho que fui fazendo muito mais por instinto”.   

 

O GOS - Programa Gestão das Organizações Sociais fez sentar à mesma mesa vários responsáveis das organizações sociais e de empresas para que haja uma linguagem comum entre entidades socialmente comprometidas. O seminário que reuniu cerca de 100 dirigentes cumpriu a finalidade no sentido de estabelecer uma maior colaboração e compreensão das necessidades e expectativas sentidas pelas partes, na hora de prestar um serviço mais adequado à população que servem.

 

A Prof. Marta Mendonça trouxe à AESE uma reflexão filosófica sobre os pensadores que historicamente têm impactado o nosso comportamento enquanto sociedade. “Vivemos uma época de aceleração da razão calculadora e de implementação de estratégias cada vez mais intrusivas e menos intuitivas, que nenhum de nós tem ângulo para avaliar no seu conjunto e que, no entanto, têm implicações em múltiplos aspetos da vida humana.” Como evitar o risco sem que percamos o rumo foi a reflexão estimulada na AESE.  

 

Por último, "a relação do Setor Vitivinícola com o Consumidor Final" reuniu, no Pólo de Dois Portos do INIAV, protagonistas relevantes do setor num encontro com o objetivo de aumentar a competitividade na área da Vinha e do Vinho. 




No Panorama 742 veja notícias sobre …      


  • Desculpas para não pensar
  • Chegou demasiado longe a eutanásia? 
  • Pena de morte: continua a descida de execuções nos EUA
  • “Transhumanismo y fascinación por las nuevas tecnologías”


Reflexões mais profundas na Documentação 742


  • Yuval Noah Harari, guru do relativismo
  • Pinker e Harari: modernidade e pós-modernidade frente a frente

 

 

Cláudia Dias | claudiadias@aese.pt