anterior
seguinte


Correio da AESE n.º 753 | 20 de novembro de 2019 


Caro Alumnus/ Estimada Alumna AESE,

E a Melhor Empresa para Trabalhar em 2019 é... a Edge. O Prémio deste ano foi atribuído pela Exame, AESE e everis, a 29 de outubro de 2019. No evento deram-se a conhecer as Boas práticas de várias organizações a operar em Portugal e debateu-se o Futuro do Trabalho. A Prof. Maria de Fátima Carioca focou-se na caracterização do novo contexto laboral, permeável à velocidade, à escala e à profundidade do impacto das empresas.  

O Orçamento de Estado 2020 foi trazido a debate pelo Forum para a Competitividade e pela AESE, num encontro que se realiza anualmente. José Miguel Júdice, Vítor Bento, Teodora Cardoso, Pedro Ferraz da Costa e António Nogueira Leite, foram alguns dos oradores que se debruçaram sobre os desafios que se enfrentarão no próximo ano. As conclusões do debate alargado aos dirigentes e executivos presentes sublinharam a necessidade de ser necessário empreender reformas para que se verifique um crescimento económico sustentável. 


O futuro da gestão hospitalar passa por Novos Modelos de Contratação Pública. A formação realizada em parceria pela Siemens Healthcare e pela AESE fomentou o diálogo entre os profissionais do setor sobre a implementação do código dos contratos públicos e as respetivas implicações.   


Dirigentes e executivos estiveram pela primeira vez na AESE para os short programs “Disruptive Business Models”“Artificial Intelligence is reshaping business models”. “O método do caso demonstrou ser uma boa metodologia para aferir da aplicabilidade palpável, das matérias ministradas", confirmou Pedro Pereira, Diretor do Metropolitano de Lisboa.


Os participantes nas edições em curso do Executive MBA AESE participaram nas Conversas deVida com os convidados Miguel Mota Freitas, CEO da Worten & ISRG, em Madrid, (Grupo Sonae), e com João Castello Branco, CEO da Semapa. Os convidados salientaram os riscos assumidos nas trajetórias profissionais, as personalidades que serviram de referência e os valores fundamentais que nortearam as tomadas de decisão nas várias fases das suas vidas.    


No Panorama 753 veja notícias sobre … 

  • Há que cuidar do cuidador de pessoas com demência
  • Demasiada ética
  • “La mente de los justos”
  • “Tolkien”


Reflexões mais profundas na Documentação 753:

  • A nova narrativa sobre a velhice

 

Portugal mantém a 34.ª posição no Ranking Mundial de Competitividade GCI 4.0. O estudo elaborado pelo World Economic Forum foi apresentado como habitualmente na AESE, numa iniciativa da Proforum e da FAE. Conheça os indicadores com a melhor classificação e aqueles em que Portugal precisa de desenvolver para melhorar o seu desempenho competitivo. Numa entrevista do Prof. José Ramalho Fontes, pode ler-se que “no debate [na AESE], ficou clara a mensagem de que este resultado positivo é uma base de trabalho para uma necessária e possível subida de todos os setores, público e privado, se soubermos atuar na formação e educação das pessoas, numa perspetiva de curto e médio prazo, para assegurar a retenção de talento e a captação dos quadros muito qualificados que foram para o estrangeiro e podem regressar.” 
 
O pequeno almoço do AMEG, com Pedro Amaral Jorge, Presidente da APREN e Alumnus do Executive MBA AESE/IESE, pautou-se pela energia de muitos executivos que se reuniram em torno do tema da Energia solar e do plano estratégico para o Portugal em matéria de renováveis. Saiba como Portugal se tem assumido como “o 5.º país no mundo que mais tem investido na aplicação de renováveis na geração de eletricidade”.  
 
A AESE e a ELPing lançaram a primeira sessão ciclo de Career Management em 2019-2020, subordinado ao tema “Landscape throughout sectors”. “Tecnologia, a Mobilidade e as Capitais de Risco” foi o mote deste encontro que visou acrescentar valor aos Alumni do Executive MBA AESE na construção da sua trajetória profissional. 
 
Os Diretores de recursos humanos e talento também foram recebidos recentemente na AESE para um encontro de People & Management, em que a Responsabilidade social ganhou relevo, numa ótica filantropia estratégica. A Prof. Cátia Sá Guerreiro fez a ponte entre o mundo corporativo e a economia social, vincando a importância de uma linguagem passível de ser compreendida por ambas as partes. 
Complementarmente, fica a sugestão de leitura da entrevista da RH Magazine ao Prof. José Fonseca Pires, sobre a missão da AESE  “no acompanhamento dos dirigentes em toda a sua carreira”.
 
Destaque ainda para a realização do short program de Finanças Avançadas, no qual o Prof. Pedro Pimentel abordou com profundidade temas de Corporate Finance, avaliação de ativos, endividamento ótimo, e operações de Fusão e aquisição de empresas. 
 
No Panorama 751 veja notícias sobre … 
Licença de paternidade flexível contribui para saúde da mãe
Eutanásia: “Não tem de se obrigar ninguém a justificar a sua existência”
“Una defensa del liberalismo conservador”
“A Vida de Brad”
 
Reflexões mais profundas na Documentação 751: 
Um rapaz é um rapaz e está bem que assim seja
Clássicos para raparigas e rapazes

Cláudia Dias | claudiadias@aese.pt