anterior
seguinte


Correio da AESE n.º 692 | 8 de março de 2017

Entre a averiguação sobre a troca de envelopes na noite dos Óscares e as transferências para Offshores de valores não declarados ao fisco, a opinião pública vai debatendo temas daqui e dali, num tabuleiro de xadrez a que se chama mundo global. Eduardo Catroga debateu com os Alumni da AESE o que pensa a cerca dos “ganhadores e os perdedores da Globalização”, as lições que podemos tirar da História e o futuro que antevê para o País e para a Europa.

“International Management Career” é a 1.ª sessão de um ciclo de workshops organizados para a Valorização pessoal dos Membros dos Alumni da AESE. "Go abroad on your own", "Expat outside the boundaries of a multinational" e "Move within the same multinational" são os principais temas abordados por serem também aqueles que ocupam o top das prioridades de quem decide enveredar por uma carreira internacional. O ciclo “Valorização pessoal” é um projeto que visa fornecer um conjunto de atividades e ferramentas que os apoiem no enriquecimento profissional ao longo da vida. O aconselhamento e apoio pessoal com especialistas são algumas das vantagens que os Alumni encontrarão.

Imprimir uma mudança radical para salvar a empresa pode ser um risco ou um rasgo de génio. Miguel Allen de Lima contou o caso da sua empresa e como o diagnóstico do negócio que tinha em mãos o fez avançar num turnaround management na Arquiled.

A Tupperware foi outro caso aprofundado em visita pelo 14.º PGL. Recebidos na fábrica e no armazém, os participantes dialogaram com o Administrador Gerardo Gomez e o Diretor de Recursos Humanos Manuel Pacheco sobre a estratégia de recriação da marca. Das novas tecnologias à criação de novas áreas de negócio, o grupo aproveitou com entusiasmo a oportunidade: "Foi uma visita fantástica. Foi uma verdadeira aula prática (…).”, como constatou Nadine Lemos, Diretora Técnica de Farmácia da JMGDS.

O mesmo PGL foi convidado pela colega de turma Margarida Rodrigues de Oliveira, Responsável pelo Departamento de Compras de Perfumaria e Cosmética Seletiva do El Corte Ingles, a beneficiarem de um workshop de maquilhagem e aconselhamento de tratamento de rosto. Esta iniciativa teve como público alvo as senhoras e os homens, que deram um “feedback muito positivo”: “todos gostaram da experiência e houve quem partilhasse que gostava de repetir.”

No Panorama veja notícias sobre …
•       Gigantes tecnológicos: para um grande poder, uma grande responsabilidade  
•       Overdose de desespero nos EUA   
•       Os custos familiares do crescimento económico chinês  
•       “O Herói de Hacksaw Ridge”  

Reflexões mais profundas na Documentação:
•       As mães necessitam de flexibilidade  
•       As mulheres continuam a arcar com o trabalho doméstico  


Cláudia Dias | claudiadias@aese.pt