anterior
seguinte


Correio da AESE n.º 738 |  20 de março de 2019 

 

Caro Alumnus/ Estimada Alumna AESE,

O 16.º Executive MBA AESE regressa à escola para o Capstone. Carlos Lacerda, da SAP, Pedro Videla do IESE e o Padre Gonçalo Portocarrero receberam os participantes e desafiaram-nos a posicionarem-se como líderes capazes de criar valor, responsáveis e comprometidos com os negócios, com as suas pessoas e a sociedade.
No arranque do 2.º ano letivo, o 17.º Executive MBA reuniu-se na AESE para a September Excelling in Leadership intensive week. Sebastian Reiche, Joaquim Vilà e Miquel Lladó acompanharam os presentes num treino sistemático sobre Liderança global, Design Thinking e nos temas estratégicos que devem ocupar a Agenda de um CEO. Entre os alunos do Executive MBA, a AESE congratulou-se com a parceria estabelecida por Nuno da Silva Vieira, da Vieira Law Firm, e a IBM, que visa a aplicação da Inteligência Artificial ao serviço do sector jurídico. Esta iniciativa decorreu dos contactos estabelecidos no âmbito da semana internacional do programa no IESE de New York.
“What’s in it for me?” foi uma das perguntas chave que Filipe Simões de Almeida levantou no seminário “Gestão de vendas estratégicas”. O que ter em conta desde o momento de propor um negócio à hora de fecho para que haja impacto para compradores e vendedores?  A formação analisou cada um dos aspetos críticos, com a vantagem de poder aplicar os conhecimentos em exercícios práticos efetivos. O Prof. André Vilares Morgado também conduziu a discussão de casos práticos que implicaram - como habitualmente – a tomada de decisões com base em situações  paradigmáticas.

De acordo com um estudo desenvolvido no âmbito do Projeto CV3,  estima-se que o Enoturismo cresça entre 30 % e 50 % nos próximos cinco anos, em Portugal e nos mercados internacionais. Com o objetivo de definir um plano estratégico para a fileira da Vinha e do Vinho, organizou-se um evento subordinado ao tema da capacidade de crescimento e competitividade no setor, reunindo protagonistas nacionais e estrangeiros. Damiá Serrano, da Universidade de Barcelona, Catherine Leparmentier Dayot, da Great Wine Capitals Global Network, Linsey Gallagher, da Napa Valley, Paula Sousa, da Aveleda, Carla Rebelo, da ADECCO, e José Manso, da ADVID, foram alguns dos oradores que intervieram nesta sessão.  


Nathalie Ballan, esteve na AESE em Lisboa, a convite do Programa GOS – Gestão das Organizações Sociais. A CEO da Sair da Casca, falou aos dirigentes sobre o facto da relação entre as empresas e as organizações sociais não se esgotar nos donativos. Há muito trabalho a desenvolver, inclusivamente no que toca a modernizar as instituições de cariz social, no sentido de um maior profissionalismo e orientação para as oportunidades de negócio.


Poder-se-á viver apenas de energias renováveis? António Sá da Costa, Presidente da APREN, respondeu a esta questão no AMEG. A sessão com os responsáveis do setor energético fomentou o debate e a reflexão sobre a penetração das fontes de energia renovável na produção de eletricidade e a forma como a eletrificação da economia contribuirá para o processo de descarbonização.      


A AESE recebeu recentemente Ozo Ibeziako, ganhadora do Prémio Harambee 2019 com o seu projeto “Art of Living”. “Vidas com Impacto” foi o título do encontro que contou também com a participação de Dulce Mota. A CEO do Montepio deu testemunho dos princípios que têm norteado a sua trajetória, de maneira a cumprir os objetivos sociais e corporativos a que se propõe no exercício do cargo que agora ocupa. 

São já conhecidos os vencedores do Concurso de casos da AESE em 2019.  “Vista Alegre: de Ílhavo para o mundo” e “Alliance Healthcare” arrecadaram o 1.º Prémio em ex-aequo. Saiba mais sobre o que há a aprender com estes casos. 


No Panorama veja notícias sobre …      

  • Os que votaram Brexit queriam soberania
  • Maternidade de substituição no Canadá: não tão altruísta
  • “Los desheredados”          

 


Reflexões mais profundas na Documentação

  • A imprensa e o abuso dos sacerdotes

 

 

Cláudia Dias | claudiadias@aese.pt