anterior
seguinte


Correio da AESE n.º 710 | 10 de janeiro de 2018

Caro Alumnus/ Estimada Alumna AESE,


Com 2018 recém começado, a AESE prepara-se para um ano 4.0 desdobrado em vários temas de trabalho, decorrentes da 14.ª Assembleia da AESE, e que serão anunciados oportunamente.

“Its Good2be here” foi o modo como a AESE se despediu do ano anterior, reunindo 5 expatriados numa sessão do ciclo “People & Management”. Entre os oradores convidados, Cristina Borges de Carvalho (Anantara Hotels & Resorts e 36.º PDE) e Ana Paula Carvalho (Pfizer Itália e 6.º PADIS), Alumnae da AESE, ajudaram a ponderar as expectativas e os fatores de sucesso na vivência de situações de mudança de país, e a melhor decidir com base na sua experiência.

A “Virtude Política” chamou à AESE Alumni e Professores que se juntaram ao Prof. Pedro Ferro para o lançamento do seu mais recente livro, publicado na sequência do doutoramento. Manuel Monteiro, Professor da UCP, e Suzana Toscano, Executive Director da AGN e 31.º PADE, fizeram uma apresentação da obra, numa sessão que aconteceu em vésperas de Natal.

O Prof. Luís Manuel Calleja levou aos Alumni do Porto uma reflexão sobre o verdadeiro negócio da empresa e as responsabilidades estratégicas que devem ocupar o Conselho de Administração das organizações.” “Para ter um negócio é importante ter uma dedicação explícita a esse assunto. É necessário a Alta Direção concentrar-se nos aspetos mais de futuro, mais extraordinários e éticos; e delegar imediatamente os aspetos mais do dia a dia do negócio, mais correntes e mais técnicos. Não é suficiente dedicar a “manhã de sábado”, em que não há chamadas telefónicas para se dedicar a temas de fundo. Tem de ser uma atividade habitual.”

Como organizam os CEO as suas agendas, como definem as suas prioridades e estratégias foi a temática escolhida para a reunião anual de Leadership Team da região South Europe da SAPA. O Prof. Adrián Caldart foi o orador convidado para conduzir a sessão.

O grupo de comunicação Social Trust in News, detido em 100% por Luís Delgado (32.º PADE) adquiriu os 12 títulos de revistas do Grupo Impresa, entre as quais se contam a Exame e a Visão. “Acredito que as revistas em papel têm futuro, apesar do crescimento do digital, onde estes títulos também se posicionam e vão continuar a crescer. E acredito, acima de tudo, que se pode criar ainda mais valor em redor destas marcas prestigiadas e de referência”, comentou o novo acionista e CEO.


No Panorama veja notícias sobre …
•    Ideias para levar a calma ao espaço público
•    Libertadas da pílula
•    Uma experiência de política familiar
•    “Unidos por Boston”
 
Reflexões mais profundas na Documentação:
•    Como fazer com que as crianças leiam na era digital        
•    As crianças leem mais do que antes    

 


Cláudia Dias | claudiadias@aese.pt