anterior
seguinte


Correio da AESE n.º 746 |  17 de julho de 2019 

 

Caro Alumnus/ Estimada Alumna AESE,

O 16.º Executive MBA AESE regressa à escola para o Capstone. Carlos Lacerda, da SAP, Pedro Videla do IESE e o Padre Gonçalo Portocarrero receberam os participantes e desafiaram-nos a posicionarem-se como líderes capazes de criar valor, responsáveis e comprometidos com os negócios, com as suas pessoas e a sociedade.
No arranque do 2.º ano letivo, o 17.º Executive MBA reuniu-se na AESE para a September Excelling in Leadership intensive week. Sebastian Reiche, Joaquim Vilà e Miquel Lladó acompanharam os presentes num treino sistemático sobre Liderança global, Design Thinking e nos temas estratégicos que devem ocupar a Agenda de um CEO. Entre os alunos do Executive MBA, a AESE congratulou-se com a parceria estabelecida por Nuno da Silva Vieira, da Vieira Law Firm, e a IBM, que visa a aplicação da Inteligência Artificial ao serviço do sector jurídico. Esta iniciativa decorreu dos contactos estabelecidos no âmbito da semana internacional do programa no IESE de New York.
“What’s in it for me?” foi uma das perguntas chave que Filipe Simões de Almeida levantou no seminário “Gestão de vendas estratégicas”. O que ter em conta desde o momento de propor um negócio à hora de fecho para que haja impacto para compradores e vendedores?  A formação analisou cada um dos aspetos críticos, com a vantagem de poder aplicar os conhecimentos em exercícios práticos efetivos. O Prof. André Vilares Morgado também conduziu a discussão de casos práticos que implicaram - como habitualmente – a tomada de decisões com base em situações  paradigmáticaO Jogo “Serviço de Urgência” da AESE foi distinguido na 4th International Conference on Organization and Management (ICOM 2019), na categoria de “Educacional Management”! Os Professores Nuno Biga e José Fonseca Pires receberam o prémio “Best Paper Award” pela relevância pedagógica do “serious game” utilizado na AESE Business School, desde 2017.  Nesta iniciativa concorreram 96 trabalhos de investigação, oriundos de 26 países.

As Entrepreneurial Iniciatives do 17.º Executive MBA AESE foram publicamente apresentadas. Entre os planos de negócios desenvolvidos pelos participantes finalistas, o júri identificou alguns projetos que podem chegar a constituir-se como empresas no futuro. Conheça mais a fundo os trabalhos desenvolvidos com viabilidade de sucesso.


A AESE participou nas comemorações do 60.º aniversário do IESE Business School, a escola parceira da AESE, desde a sua fundação em 1980. Das 16 escolas associadas representadas no evento da business school espanhola que lidera sistematicamente o ranking do Financial Times em Formação de Executivos, algumas palavras se destacaram como sendo parte integrante da missão comum: Pessoas, Sociedade e Líderes. O Congresso contou com a presença especial do Gran Chanceler da Universidad de Navarra, o Mons. Fernando Ocáriz, para inaugurar as sessões de trabalho realizadas a propósito do compromisso assumido na rede que perfilha dos mesmos valores humanistas e pedagógicos.


Lisboa também foi ponto de paragem obrigatória para o Marketing Camp, destinado aos Professores responsáveis pela área académica de Política Comercial e de Marketing das Escolas Associadas do IESE. A AESE foi a anfitriã do encontro internacional de representantes de 10 entidades oriundas de várias geografias e pioneira na proposta de desenvolvimento de um projeto pedagógico comum de colaboração entre as várias entidades representadas.  


A Merck realizou o 4.º Patient Day, na AESE. A Prof. Cátia Sá Guerreiro foi uma das oradoras convidadas a debater o tema escolhido para este ano: “Desafios de uma gestão sustentável”.


O Prof. Miguel Guerreiro recomenda-lhe uma leitura na área de Operações e Inovação. "Gestión de Operaciones para directivos" de Philip Moscoso e Alejandro Lago do IESE. A obra sugere medidas efetivas para potenciar as vantagens competitivas nos seus negócios.  



No Panorama 746 veja notícias sobre …


  • Cuidados intergeracionais para crianças e idosos
  • Europa, China e Rússia na nova Eurásia
  • “La palabra arrestada” 



Reflexões mais profundas na Documentação 746


  • Como os “millennials” aprendem a ser pais
  • “O instinto maternal é fabuloso”

 

Cláudia Dias | claudiadias@aese.pt