Notícias

Mensagem do Diretor do PADE 2017

Para empresários e dirigentes com o mínimo de 10 anos de experiência de gestão em posições de Alta Direção e Direção-Geral.

"A escolha e a realização do futuro são a grande missão do dirigente: governar é levar algo para a frente, numa determinada direção. Implica um fito (uma ideia, um projeto), um caminho, e o impulso necessário para o levar a cabo. Parte do diagnóstico realista e objetivo da situação presente. Mobiliza juízos de oportunidade, avaliação dos riscos e ameaças prováveis dos futuros alternativos, e suas interações. Convoca aquela mistura de sonho e ação que faz os grandes empreendimentos. E, na ação, há operações de “mar” e “terra”.

O mar alto e salgado é símbolo do novo e incógnito, do que é líquido e instável, mutante e aventuroso. A terra firme é símbolo da preparação, do planeamento operacional, da organização e da previsão orçamental, do sentido do momento real… que infraestruturam, prosaicamente, o propósito comum.

O PADE - Programa de Alta Direção de Empresas pode ajudar-nos nessa missão. Proporciona uma experiência formativa singular, transformante e inspiradora: promove uma abordagem integrada – multifuncional e multidisciplinar – do governo das organizações, de forma simultaneamente relevante, rigorosa e não trivial. E enfatiza especificamente o desenvolvimento pessoal – o governo de si próprio – como premissa essencial para qualquer mudança organizacional que valha a pena e seja sustentável.

Gostaria de lhe dar pessoalmente as boas-vindas ao 43º PADE."


Prof. Pedro Ferro