Notícias

Mensagem do Diretor do PADIS 2017

Programa intensivo em Lisboa e no Porto

"Nos últimos tempos tem-se consolidado no mundo académico, relacionado com o Healthcare management, o rico conceito “Triplo C”, também denominado “CCC” (compassionate, collaborative care). (1) (2)

Longe de ser uma moda, mais ou menos sentimental e ingénua, o “Triplo C” é considerado como fundamental e crítico para se alcançarem melhores cuidados para os doentes, melhor saúde para as populações e redução dos custos per capita com a saúde, objetivos centrais nas Instituições de saúde modernas. A verdade é que cuidados de saúde prestados sem compaixão, serão tecnicamente corretos, sim, mas também despersonalizados, incapazes de tocar as necessidades emocionais e psicossociais de todos os que se envolvem na prestação dos cuidados de saúde: doentes, profissionais, familiares, sociedade.

No PADIS, que agora lhe apresento, os valores e as competências associados ao “Triplo C” fazem parte, desde sempre, da estrutura curricular e do estilo que a AESE Business School imprime ao Programa.

O facto de o PADIS privilegiar o ambiente multidisciplinar com discussão inter-pares de case studies reais, permite consolidar um alto nível de confiança entre todos, estabelecer fortes laços de relacionamento interpessoal e partilhar conhecimentos e entendimentos interprofissionais que ultrapassam as barreiras e os silos existentes no sector da saúde.

Integrado no PADIS temos a visita de estudo à Clínica Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha); ao longo de três dias podemos conhecer diretamente uma instituição e profissionais que incorporam na sua missão, valores, estrutura e estratégia esta abordagem humana, inovadora e responsável.

Ficaria muito honrado e satisfeito se aceitasse o nosso convite para participar no PADIS durante o ano de 2017, seja na edição de Lisboa (abril a junho) ou na do Porto (setembro a dezembro).

Teria muito gosto em poder apresentar-lhe pessoalmente a AESE e o PADIS."


José António Fonseca Pires


(1) Lown BA, McIntosh S, Gaines ME, McGuinn K, Hatem DS, Integrating Compassionate, Collaborative Care (the “Triple C”) Into Health Professional Education to Advance the Triple Aim of Health Care. Journal of the Association of American Medical Colleges [2016, 91(3):310-316]
(2) Zulueta, P.C., Developing compassionate leadership in health care: an integrative review, Journal of Healthcare Leadership, 2016:8 1–10