Notícias

Prof. Raul Diniz agraciado com a Ordem da Instrução Pública

A comenda foi atribuída pelo Presidente da República

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, entregou, no dia 14 de abril, a Ordem da Instrução Pública ao Prof. Raul Diniz, Presidente Emérito da AESE.

Esta Comenda honra a dedicação e o serviço prestado pelo Prof. Raul Diniz à sociedade portuguesa. Pelos “altos serviços prestados à causa da educação e do ensino”.

Para o Presidente da República, “o progresso do país, no presente e no futuro, resultará muito da articulação entre a educação, a investigação e a inovação, de modo a que a criação de riqueza seja estimulada, ao mesmo tempo que se difunde o saber, se reforçam as competências e se promove a inclusão social.

É na convergência destes fatores que se encontram os grandes pilares da sociedade do conhecimento, na qual as universidades têm um papel chave a desempenhar, em estreita colaboração com as empresas e com o conjunto da sociedade. Importa reforçar o ritmo e a intensidade desta convergência. (…)

É através do saber e do conhecimento, assim como do reconhecimento do mérito e do talento, que se combate a tendência para perpetuar as desigualdades fundadas nas origens sociais de cada um. (…)

Torna-se, por isso, de crescente relevância, a formação ao longo da vida, uma área e um processo em que as instituições de ensino superior são chamadas a ter um papel determinante, ajustando e diversificando a sua oferta.”
 
Esta distinção é mais um reconhecimento público e um agradecimento pelo trabalho e pela vida do Prof. Raul Diniz, com quem, na AESE, os professores e os participantes têm tido o privilégio de aprender, conviver e viver, na primeira pessoa.