Eventos

<< Voltar

Cibersegurança

A exposição e o risco



Descrição

Sessão exclusiva para Alumni PADE

No âmbito da economia digital, da internet das coisas e da indústria 4.0, os dirigentes de topo estão preparados, numa ótica holística, para tirarem partido das oportunidades que a exposição à internet lhes proporciona, em geral. Mas conhecem a maturidade e resiliência da sua organização face aos riscos que essa situação suscita? Será que sabem o que têm que fazer para mitigar aquele risco? Será que querem saber? Ou consideram que são assuntos para o âmbito do CTO ou para o CIO?

Para debater este tema atual, a AESE é anfitriã de um pequeno almoço que conta com a presença do Contra-Almirante António Gameiro Marques, Diretor Geral do Gabinete Nacional de Segurança, e do Professor Pedro Veiga, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança.


Programa
08:45 | Networking e início do pequeno almoço
09:00 | Intervenções do Contra-Almirante António Gameiro Marques e do Professor Pedro Veiga
09:45 | Q&A
10:00 | Encerramento

Professores

Contra-almirante António Gameiro Marques
Ingressou na Escola Naval e concluiu a Licenciatura em Ciências Militares Navais, Classe de Marinha. Fez o Curso de Promoção a Oficial General (CPOG) tem um MSc em Engenharia eletrotécnica (Naval Postgraduate School) e realizou o 39º PADE.
Foi conselheiro militar de Marinha do Embaixador de Portugal junto da Aliança Atlântica no Quartel-General da NATO em Bruxelas. Foi CIO da Marinha e coordenador geral da Marinha do projeto Sistema de Informação de Gestão da Defesa Nacional da Marinha, membro do Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica da Marinha, da Competitive Intelligence and Information Warfare Association e do Capítulo português da Armed Forces Electronic and Communications Association. Foi o representante do Ministério da Defesa Nacional na Comissão Instaladora do Centro Nacional de Cibersegurança.  
É atualmente o Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança e, por inerência, a Autoridade Nacional de Segurança.


Pedro Veiga
Pioneiro da Internet em Portugal, é professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCCN), e coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) organismo ligado ao Gabinete Nacional de Segurança. De 1997 –  2012 foi Presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional.

Metodologia

Conferência colóquio

Idiomas

Português

Locais
Lisboa

Data:

22 de março de 2017

Horário:

Das 8h45 às 10h

Data limite:

21 de março de 2017

Preço:

Gratuito, mediante inscrição prévia

Inscreva-se