Eventos

<< Voltar

Open House GAIN

O Caso EC2CE



Descrição
O caso da Ec2ce analisa a criação por executivos de empresas multinacionais de uma Start up com o intuito de reduzir a incerteza na produção agrícola e otimizar a gestão da cadeia de agroalimentar.
 
A Ec2ce criou modelos preditivos baseados em inteligência artificial para ajudar empresas da cadeia agroalimentar a: prever colheitas anuais, otimizar o controlo integrado de pragas, a gestão da fertirrigação para uma maior produtividade e o alinhar das estratégias comerciais na cadeia de fornecimento, de acordo com a oferta e procura esperada.
 
Com apenas 600 mil euros de faturação em 2017, o seu primeiro ano de comercialização real, os fundadores e gestores da    debateram-se sobre como impulsionar o crescimento o mais rápido possível, sem colocar em risco o futuro da empresa, ao mesmo tempo que avaliavam que tipo de parceiros de investimento deviam procurar para financiar o crescimento do negócio.
 
……………………………………………
PROGRAMA 
13h00 Receção dos participantes e almoço
14h15 Discussão em pequeno grupo do caso Ec2ce
14h45 Discussão plenária do caso
16h00 Testemunho de antigos participantes no GAIN

O caso da EC2CE analisa a criação por executivos de empresas multinacionais de uma Start up com o intuito de reduzir a incerteza na produção agrícola e otimizar a gestão da cadeia agroalimentar.

A EC2CE criou modelos preditivos baseados em inteligência artificial para ajudar empresas da cadeia agroalimentar a: prever colheitas anuais, otimizar o controlo integrado de pragas, a gestão da fertilização e irrigação para uma maior produtividade e o alinhar das estratégias comerciais na cadeia de fornecimento, de acordo com a oferta e procura esperada.

Com apenas 600 mil euros de faturação em 2017, o seu primeiro ano de comercialização real, os fundadores e gestores da EC2CE debateram-se sobre como impulsionar o crescimento o mais rápido possível, sem colocar em risco o futuro da empresa, ao mesmo tempo que avaliavam que tipo de parceiros de investimento deviam procurar para financiar o crescimento do negócio. 


Programa

13:00 | Receção dos participantes e almoço
14:15 | Discussão em pequeno grupo do caso EC2CE
14:45 | Discussão plenária do caso
16:00 | Testemunho de antigos participantes no GAIN

Professores
Pedro Carrillo Donaire, licenciado en Física por la Universidad de Sevilla y EMBA por Instituto Internacional San Telmo.  Hasta 2013 fue vicepresidente ejecutivo de una empresa líder europea de Trading de commodities agrícolas, gestionando la cadena de suministro completa de las plantas productoras de Europa, con sede en Rotterdam y operaciones en tres continentes. En 2014 co-funda ec2ce y pasa a dirigir este proyecto desde su nacimiento hasta la fecha actual.
 
Ramón Rivera Olalquiaga, Director General Elaia Sa, es licenciado en Economía y Finanzas en Babson College, MA; PADE (IESE) y ADECA (San Telmo).  Se incorporó a ELAIA en 2007, para desarrollar el proyecto, proveniente de INNOLIVA, donde había comenzado su experiencia en el sector agrícola, como Director General de Operaciones.
 
Fraústo Ferreira, é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e diplomado em Contabilidade e Administração no ISCAL., especialização em Fiscalidade. Fez o PADE da AESE.  
Estudou Ciências da Educação e da Família na Universidade de Navarra. E muitos outros cursos na área das ciências empresariais. É formador acreditado pelo Instituto de Formação Profissional (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social) e credenciado pelo Instituto António Sérgio do Setor Cooperativo, atual CASES. É Diretor do Programa GAIN-Gestão Agroindustrial e Professor na AESE, desde 2005.

 

Pedro Carrillo Donaire, licenciado em Física pela Universidade de Sevilha e EMBA pelo Instituto Internacional San Telmo.  Até 2013, foi vice-presidente executivo de uma empresa líder europeia de Trading de commodities agrícolas, gerindo a cadeia de fornecimento completa das fábricas produtoras da Europa, com sede em Roterdão e operações em três continentes. Em 2014, foi um dos cofundadores da Ec2CE e passou a dirigir este projeto desde o seu nascimento até agora. 

Ramón Rivera Olalquiaga, Diretor-Geral da Elaia Sa, é licenciado em Economia e Finanças pela Babson College, MA; PADE (IESE) e ADECA (San Telmo).  Entrou para a ELAIA em 2007, para desenvolver o projeto, vindo da INNOLIVA, onde havia começado a sua experiência no setor agrícola, como Diretor-Geral de Operações. 

 

Metodologia

Conferência colóquio

Idiomas

Português e castelhano

Locais
Lisboa

Data:

22 de novembro de 2018

Horário:

Das 13:00 às 16:00

Data limite:

19 de novembro de 2018

Preço:

Participação gratuita mediante inscrição prévia.

Inscreva-se ›