Estrutura

Objetivos

Os participantes do GAEM irão:
Aperfeiçoar as competências de gestão e liderança;
• Conhecer e utilizar as ferramentas práticas da gestão;
• Obter uma visão integral da melhor forma de dirigir pessoas;
Exercitar a tomada de decisão, de forma prática e realística;
• Ampliar a rede de parceiros para potenciar sinergias de negócio e ter contacto direto com importantes atores de outros setores da economia do mar;
• Apreender novos conhecimentos em outros setores ligados ao mar e aplicar métodos de inovação e empreendedorismo;
• Adquirir conhecimentos, aprendendo com a experiência dos outros participantes;
• Aumentar o contributo às suas organizações, com uma visão mais completa e estratégica;
• Entender o enquadramento da economia do mar e dos seus diversos setores no contexto global;
• Fazer parte da rede de ALUMNI da mais antiga business schools de Portugal;
• e, no final, ter pena que o programa tenha terminado… 
Aperfeiçoar competências de gestão, melhorar a qualidade da tomada de decisão, aprender de forma prática e realística.
……………………………………………………………………………………………
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL  »
O conjunto de sessões e a visita à Noruega permitem conhecer uma forma diferente de fazer e pensar os negócios e novos modos de abordar os problemas.
A Noruega é um dos países que mais tem sabido explorar e aproveitar beneficamente o potencial de valor que o mar pode aportar à economia e à sua população.
Para além de abrir novos horizontes, pretende-se que o contacto com este contexto empresarial, paradigmático neste momento, e as conferências dadas por professores da BI Norwegian Business School, proporcionem aos participantes do GAEM uma visão realmente completa e a aquisição de competências únicas. 
No preço total do programa, encontram-se incluídas as sessões na Noruega. Para informações detalhadas, contactar o Comité do GAEM.
……………………………………………………………………………………………
ESTRUTURA DO PROGRAMA  »
Os conhecimentos e competências adquiridas e desenvolvidas num total de 60 sessões de 1h15 cada, distribuem-se segundo as seguintes áreas:
.................................................
Fator Humano na Organização e Ética
A área de Fator Humano irá incidir sobre os seguintes temas: Motivações; Liderança, e Gestão de Pessoas e Equipas. Com base num esquema concetual de base antropológica, serão analisadas as motivações humanas, a definição de políticas e sistemas formais de gestão de pessoas, e as dimensões da atuação do Dirigente na Organização, como Estratega, Executivo e Líder.
.................................................
Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade
A área de Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade pretende familiarizar os participantes com os problemas e alternativas de solução com que se confrontam os responsáveis pela Direção Financeira das empresas, nomeadamente, nas áreas de Contabilidade Geral e de Custos; Análise e Previsão Financeira e Análise de Projetos de Investimento.
.................................................
Política Comercial e Marketing
A área de Política Comercial e Marketing preocupa-se com o estudo e compreensão do comportamento dos consumidores e dos clientes. Os participantes no GAEM adquirem competências na implementação da estratégia; criação e desenvolvimento da marca; comunicação; marketing digital; e venda, independentemente de terem preparação académica de base nestas áreas, ou de exercerem funções na área comercial.
.................................................
Operações, Tecnologia e Inovação
O programa desta área académica aborda os temas seguintes: Processos, Fluxos e Capacidades; Gestão de Projetos; Supply chain management; Melhoria contínua; e Gestão de Serviços. Com as sessões da área de OTI, os participantes irão perceber como é que as organizações podem ser mais competitivas, ao criar e entregar valor aos seus clientes, cumprindo a sua Missão.
.................................................
Política de Empresa
A área de Política de Empresa versa sobre as tarefas e saberes específicos de quem ocupa posições de maior poder nas organizações. Trata do Governo da empresa como um todo harmónico para conseguir resultados justos e eficazes. Ao longo do programa, os participantes exercitam a capacidade de análise e diagnóstico de situações estratégicas, nomeadamente no âmbito da Estratégia de negócio, da Estratégia corporativa e da Relação com Shareholders e Stakeholders.
.................................................
Sessões de Enquadramento à Economia do Mar
Durante o programa, a par das sessões de gestão, são convidados alguns conferencistas, com larga experiência e de referência no panorama da economia do mar, que trarão as suas experiências e visões, para oferecer aos participantes do GAEM novas perspetivas e conhecimentos, ao nível dos seus distintos setores.
Os participantes têm ao seu dispor uma plataforma interativa para partilha de informação e distribuição de documentos em formato eletrónico, que permite de uma forma rápida e acessível ligar os participantes, os grupos de trabalho e os professores entre si.
Estabelecer uma rede de contactos duradoura e profícua para a criação de sinergias entre os diferentes setores da economia do mar
  • Aperfeiçoar as competências de gestão e liderança
  • Conhecer e utilizar as ferramentas práticas da gestão
  • Obter uma visão integral da melhor forma de dirigir pessoas
  • Exercitar a tomada de decisão, de forma prática e realística
  • Ampliar a rede de parceiros para potenciar sinergias de negócio e ter contacto direto com importantes atores de outros setores da economia do mar
  • Apreender novos conhecimentos em outros setores ligados ao mar e aplicar métodos de inovação e empreendedorismo
  • Adquirir conhecimentos, aprendendo com a experiência dos outros participantes
  • Aumentar o contributo às suas organizações, com uma visão mais completa e estratégica
  • Entender o enquadramento da economia do mar e dos seus diversos setores no contexto global
  • Fazer parte da rede de Alumni da mais antiga business schools de Portugal


Estrutura do GAEM
Os conhecimentos e competências adquiridas e desenvolvidas num total de 60 sessões de 1h15 cada, distribuem-se segundo as seguintes áreas:
Fator Humano na Organização e Ética
Motivações 
Liderança, e Gestão de Pessoas e Equipas. Com base num esquema concetual de base antropológica, serão analisadas as motivações humanas, a definição de políticas e sistemas formais de gestão de pessoas, e as dimensões da atuação do Dirigente na Organização, como Estratega, Executivo e Líder

Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade
Contabilidade Geral e de Custos
Análise e Previsão Financeira e Análise de Projetos de Investimento

Política Comercial e Marketing
Estratégia
Criação e desenvolvimento da marca
Comunicação
Marketing digital
Venda

Operações, Tecnologia e Inovação
Processos, Fluxos e Capacidades
Gestão de Projetos
Supply chain management
Melhoria contínua
e Gestão de Serviços

Política de Empresa
Governo da empresa
Estratégia de negócio
Estratégia corporativa
Relação com Shareholders e Stakeholders

Sessões de Enquadramento à Economia do Mar
Com convidados alguns conferencistas, com larga experiência e de referência no panorama da economia do mar, que trarão as suas experiências e visões, para oferecer aos participantes do GAEM novas perspetivas e conhecimentos, ao nível dos seus distintos setores.
Os participantes têm ao seu dispor uma plataforma interativa para partilha de informação e distribuição de documentos em formato eletrónico, que permite de uma forma rápida e acessível ligar os participantes, os grupos de trabalho e os professores entre si.