GMP

OBJETIVOS DO PROGRAMA » 
O General Management Program foi preparado para gestores com mais de 5 anos de experiência de direção, empresários e gestores de PME’s com um ritmo profissional exigente.
É uma formação ímpar, graças ao desenvolvimento de competências de gestão, permitindo aos participantes:
• Adquirir uma perspetiva integrada da empresa, melhorando a sua eficácia como gestor, através da discussão de cerca de 100 casos e da aprendizagem pelo testemunho de gestores com carreiras relevantes nos mercados nacional e internacional;
• Aperfeiçoar a sua capacidade de análise e resolução de problemas complexos e uma melhor utilização das ferramentas básicas de gestão;
• Confrontar, na franca interação com os outros participantes, as suas práticas de gestão e desenvolver planos rigorosos e realistas;
• Desenvolver uma melhor compreensão da própria organização, no confronto com estratégias e modelos de negócio;
• Ampliar a possibilidade e espaço de troca de impressões, tendo por base a experiência e o envolvimento dos Professores e do Diretor do Programa.
A modularidade do Programa permite a cada participante a presença a 100% – planeando bem, para os períodos ‘vazios’, as
viagens profissionais e outras solicitações, que cada vez são mais frequentes numa economia global e interdependente –, sem ter de
faltar a nenhuma sessão. Cada módulo de 2 dias – que decorre na tarde do 1º dia, todo o dia seguinte e a manhã do 3º – intervalado de 3 semanas do módulo seguinte, permite o cuidado estudo pessoal e a reflexão dos casos.
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL »
O conjunto de sessões no IESE permite que cada participante conheça diferentes culturas organizacionais, novas formas de fazer e pensar os negócios e novos modos de abordar os problemas. 
Para além de abrir novos horizontes, pretende-se que o contacto com contextos empresariais paradigmáticos diferentes e as conferências dadas por professores do IESE proporcionem aos participantes do GMP um enquadramento macroeconómico mais completo.

 


O GMP - General Management Program promove a transformação pessoal e profissional dos dirigentes, estimulando a sua capacidade para integrar as decisões estratégicas da empresa com os resultados do negócio.




Ricardo Marcelo
Diretor do GMP

"A já longa tradição de formação de executivos da AESE, com um portfólio de Programas que vão ao encontro das necessidades concretas de grupos homogéneos e o contínuo contacto com o universo das empresas fez-nos desenvolver o GMP, pensado, justamente, para profissionais que têm agendas preenchidas e a mobilidade como atributo importante do seu perfil. A modularidade do GMP permite planear as viagens profissionais e outras solicitações que tornariam difícil a participação num programa de formação para dirigentes com um formato clássico. Cada módulo permite o estudo pessoal dos casos com grande flexibilidade, de modo a conjugá-lo com as demais obrigações profissionais." Mensagem integral

 

Perfil dos participantes
O GMP foi desenhado para gestores com mais de 5 anos de experiência de direção de empresas e empreendedores que, pela sua atividade profissional intensa e mobilidade frequente, necessitam de uma aprendizagem moldável ao seu ritmo de vida.


Perfil Empreendedor
Uma forma prática de sistematizar os conhecimentos adquiridos ao longo das várias semanas do GMP é o desafio “Plano de Negócio”. Neste desafio os participantes assumem o papel de investidores e procedem, em equipas, à análise de diversos aspetos de um plano de negócio real.

Experiência internacional
A frequência no GMP inclui uma ida ao IESE, em Madrid.
Com estas sessões pretende-se que cada participante conheça diferentes culturas organizacionais, novas formas de fazer e pensar os negócios, novos modos de abordar os problemas e um enquadramento macroeconómico mais completo.


Estrutura
Com o GMP, o participante:
O GMP está estruturado de modo a que os participantes desenvolvam os conhecimentos necessários para serem melhores gestores. Ao longo de todo o Programa serão ainda desenvolvidas sessões de enquadramento, onde se analisam questões macroeconómicas, e colóquios com convidados, empresários e gestores que partilham as suas experiências de vida.

Política de Empresa
O desenho da estratégia à mudança organizacional
• A estratégia, organização e configuração
institucional da empresa;
• Critérios para a diversificação do portfolio de negócios das
organizações;
• Internacionalização: possíveis abordagens e fontes de valor
associadas;
• Preparação de Planos de Negócio.
Política Comercial e Marketing
O mercado, a marca e o produto
• Conhecimento dos clientes, dos potenciais clientes e concorrência;
• Desenvolvimento de uma estratégia e estabelecimento de políticas
comerciais;
• Variáveis do marketing mix, para a elaboração de planos comerciais diferenciados.
Economia, Finanças, Controlo e Contabilidade
Análise, previsão, planeamento e controlo
• Contabilidade financeira;
• Análise e diagnóstico financeiro;
• Gestão do circulante e do financiamento a curto prazo;
• Investimentos e políticas financeiras a longo prazo;
• Operações de fusão e aquisição;
• Obtenção, análise e utilização de dados quantificáveis na empresa.
Fator Humano na Organização e Ética
Motivação, valores e liderança
• Análise das motivações humanas;
• Comunicação: competências e atitudes;
• Liderança;
• Estrutura e cultura das organizações;
• Responsabilidade social e ética no processo de decisão.

 Operações, Tecnologia e Inovação
Das variáveis da ação à melhoria contínua
• Materialização da promessa aos clientes;
• Processos, fluxos e capacidades;
• Ferramentas de melhoria contínua;
• Gestão de projetos;
• Gestão da cadeia de abastecimento;
• Gestão do serviço;
• Gestão do risco operacional;
• Gestão da inovação.

 

Objetivos
A frequência do GMP permite aos participantes:

  • Adquirir uma perspetiva integrada da empresa, melhorando a sua eficácia e eficiência como gestor;
  • Desenvolver uma melhor compreensão da própria organização, no confronto com estratégias e
    modelos de negócio;
  • Aperfeiçoar a capacidade de análise e resolução de problema complexos e uma melhor utilização das ferramentas
    de gestão;
  • Desenvolver as suas capacidades de liderança e de direção de pessoas;
  • Confrontar, na interação com os outros participantes, as suas práticas de gestão e desenvolver planos rigorosos e realistas para a
obtenção de melhores resultados na organização.

 

 

  

     

   


Outros testemunhos


“O GMP é partilha. Partilha que surge da aplicação de uma metodologia distintiva.
É uma experiência enriquecedora que permite potenciar e desenvolver as melhores práticas
ao nível da gestão.”

Filipa Leitão | Diretora Adjunta, FIDELIDADE





“O método do caso do GMP provou ser essencial para que adquirisse novas perspetivas sobre temáticas
que tenho que gerir no dia a dia.
O GMP tornou-me um profissional mais completo.”

João Palmeiro | Diretor Adjunto de Inovação e Novos Negócios,
GLOBAL MEDIA GROUP




 



“Estou muito satisfeito por ter decidido participar no GMP.
Encontrei nesta formação, ao contrário de outras que experienciei ao longo da minha
vida, vários fatores diferenciadores que contribuíram para a excelência do Programa.” 

Rui Martins | Diretor Comercial,

ALFAWASSERMANN


 







“O GMP é uma formação gratificante que me permite, hoje, realizar e abordar as mais diversas situações com assertividade e eficácia.”

Nuno Fernandes | Coordenador Comercial, CASAIS


 




 

Bolsas e financiamento
Fundo de Apoio à Formação
Bolsa Administração Pública (Protocolo APEX)
Soluções de financiamento


Mais informações

Eliana Lucas

Telefone [+351] 217 221 530

 


Inscreva-se aqui