Apresentação

A AESE, através de Programas pensados e desenhados especificamente para as empresas, pretende apoiar as organizações na formação dos seus quadros.


Este apoio efetua-se em estreita colaboração com a Direção da empresa, em todas as fases do Plano de Formação.


O objetivo desta cooperação é construir um modelo estratégico de formação que integre, tanto a transmissão de conceitos e ferramentas, como o desenvolvimento das capacidades diretivas necessárias. Modelo esse que terá sempre em conta a cultura da empresa e a consecução dos seus objetivos estratégicos.

 


A eficácia de um plano de formação 


Para um Plano de Formação ser realmente eficaz, é condição necessária conhecer o que a Empresa é hoje, e o que ela quer ser num prazo de tempo determinado.

Demasiadas vezes centra-se a formação apenas em determinados temas ou metodologias, sem ter em conta a realidade concreta da Empresa. Daqui resulta, com frequência, um certo ceticismo sobre a eficácia dos cursos de formação, dos seus métodos e conteúdos, até por que se deixa, aos próprios formandos, a adaptação do que aprenderam à realidade específica da Empresa.


Trata-se, portanto, de saber para aplicar, ou seja, não só um esforço para aprender, mas também um compromisso para que o aprendido seja aplicado.


Se esta eficácia é relativamente mais fácil na formação tecnológica, já que a sua necessidade é quase sempre bem conhecida, e a curto prazo, ela é mais difícil quando se trata de transmitir valores, cultura e formas de comportamento organizativo, requerendo uma preparação mais demorada e um processo de aprendizagem mais lento, estável e duradouro.



O método de ensino da AESE – utilizado para os Custom Programs, como para todos os restantes - é basicamente um processo ativo de formação que se apoia num instrumento pedagógico: o Método do Caso. Um caso é a descrição de uma situação real, semelhante à que um dirigente encontra na sua vida profissional. A sua análise serve de base a este método eminentemente ativo, que fomenta a aprendizagem por via da descoberta, e garante um claro enriquecimento pessoal.


O know-how do corpo docente da AESE, composto por académicos e dirigentes empresariais, enriquece a aplicação deste método com a reflexão universitária e uma forte experiência empresarial.