PADE



O governo da empresa e de si próprio

Prof. Pedro Ferro
Diretor do PADE

"O PADE representa um estimulante processo formativo: promove uma abordagem integrada – multifuncional e multidisciplinar – da gestão das organizações, de forma simultaneamente relevante, rigorosa e não trivial. E enfatiza especificamente o desenvolvimento pessoal – a gestão de si próprio – como premissa essencial para qualquer mudança organizacional que valha a pena e que seja sustentável." | Mensagem integral



Duração
O PADE dá um particular destaque aos desafios e oportunidades estratégicas que apresenta a internacionalização da economia portuguesa. Inclui uma estadia em Xangai com um programa de sessões na CEIBS– China Europe International Business School. O programa desta estadia conta com a colaboração do Cônsul Português local e da AICEP.

O PADE realiza-se de 6 de novembro de 2018 a 23 de abril de 2019, em Lisboa. O programa é composto por 110 sessões, que se realizam à terça feira à tarde (pelas 13.00 horas, com almoço) e à quarta-feira de manhã. O PADE tem lugar no Edifício Sede, em Lisboa.



Perfil dos participantes
O PADE destina-se a empresários e dirigentes com o mínimo de 10 anos de experiência em posições de Alta Direção e Direção-Geral e constitui uma oportunidade real de aperfeiçoamento pessoal, profissional e organizacional.


Objetivos


  • Atualizar e capitalizar conhecimentos sobre os métodos, instrumentos analíticos e modelos conceptuais da gestão, do ponto  de vista da Alta Direção.  
  • Adquirir uma perspetiva mais abrangente das novas tendências da economia e da sociedade: ambiente civilizacional, globalização competitiva, emergência de novos mercados, evolução de modelos de negócio e novas tecnologias.  
  • Desenvolver a capacidade de iniciativa, de empreendedorismo e de mudança, quer na organização que dirige, quer na própria carreira profissional e empresarial.  
  • Enriquecer a visão sobre o contexto,  a missão e o futuro da organização.  
  • Apostar sobretudo no seu próprio aperfeiçoamento: melhorar as capacidades diretivas pessoais, o método de tomar decisões, a aptidão para o trabalho em equipa, a compreensão dos outros e o conhecimento próprio.  
  • Debater ideias e valores, num ambiente de elevada qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE.



Dimensão internacional
O PADE inclui uma estadia em Xangai, com a duração de 4 dias úteis, com um programa de sessões na CEIBS – China Europe International Business School.
O enorme potencial do mercado chinês, em dimensão e crescimento, e o que representa, como ameaça e/ou oportunidade, são frequentemente mal-entendidos. Fazer negócios na China não é fácil: cultural, económica e politicamente a realidade é muito diferente da portuguesa, e essas diferenças podem constituir uma barreira para a entrada nesse mundo.
O programa desta estadia conta com a colaboração do Cônsul Português local e da AICEP.




Conferencistas

A AESE convida personalidades de renome do mundo empresarial e académico para apresentar e debater no PADE novas tendências globais e perspetivas abrangentes sobre a economia, a política, a tecnologia e a sociedade.


Luís Amado
Presidente do Conselho de Administração do BANIF; Auditor do Tribunal de Contas; Consultor de empresas; Lic. em Economia (ISEG).
Luís Cabral
Professor Catedrático de Economia Industrial (NYU); Professor de Economia (IESE); Doutor em Economia (Stanford University); Mestre em Economia (UNL); Lic. em Economia (UCP).
David Gosset
Senior Research Associate, Diretor do Euro-China Center for International and Business Relations e Diretor da Academia Sinica Europea na CEIBS-China Europe International Business School; diplomado em Ciência Política pela Université Paris-Sorbonne, em Russo (Institute des Langues et Civilizations Orientales) e em Chinês.
Manuel Ferreira de Oliveira
Fundador, CEO e Diretor da PetroAtlantic Energy. Doutor
em Energia (Univ. Manchester); Master of Science em Energia (Univ. Manchester); Lic. Engenharia Eletrotécnica (Univ. Porto).

Manuel Rodrigues
PhD em Gestão na área de Finanças (Cranfield School of Management); MBA Exchange Program (Kellogg School of Management, NU); MBA (IESE Business School); Lic. em Engenharia Civil (IST).

Javier Zamora
Professor titular no Departamento de Sistemas de Informação do IESE; Doutorado em Engenharia Eletrotécnica (Universidade de Columbia) e M. Sc. em Engenharia de Telecomunicações (Universidade Politécnica da Catalunha); Diretor Académico do “Encuentro Sectorial de ICT & Digital” do IESE.

Pedro Afonso
Doutor em Psiquiatria e Saúde Mental e Mestre em Ciências do Sono (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa); Licenciado em Medicina (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra).



Testemunhos

A participação no PADE da AESE era algo que nos últimos anos aparecia na agenda, mas, por questões de compromissos profissionais, ‘fugia’. No ano seguinte voltava a aparecer e voltava a ‘fugir’… Neste vai e vem, a vontade esteve sempre presente e finalmente o PADE 43 não fugiu!
Num momento importante da minha jornada profissional onde decidi fazer uma paragem após 15 anos intensos dedicados ao setor da Distribuição, o PADE proporcionou momentos fortes de análise, reflexão, partilha e orientação. O método do caso, tão bem explorado por todo o corpo docente, permite de uma forma profunda ver de vários prismas os diferentes problemas identificados. Tantas vezes nos reconhecemos em alguns desses dilemas…
A diversidade de temas cobertos, desde a governance de uma empresa, à compra de uma fábrica, a uma reorganização, ao dilema do despedimento, à gestão da carreira, ou algo tão ‘simples’ como o turnaround de uma empresa, seguramente nos enriquecem e melhor preparam para decisões futuras.
Ainda bem que o PADE 43 não fugiu!

Cláudia Almeida e Silva | Ex CEO FNAC Portugal. Investidpra e Empreendedora



O PADE constituiu uma experiência do mais alto valor, quer do ponto de vista profissional quer pessoal. Por um lado, permitiu-me refrescar alguns conhecimentos em áreas menos trabalhadas, por outro fez com que olhasse para áreas de domínio com outra perspetiva, alargando os meus horizontes. É um programa sénior com um corpo docente de excelência e um conjunto de profissionais que o frequentam de nível elevado, o que por si só enriquece todo o Programa.

Frederico Paiva | Head of Health & Nutrition, da Sonae MC






Outros testemunhos

Nunca como agora foi tão importante atualizar e partilhar informação e conhecimento.
O PADE é o melhor exemplo do que deve ser nos dias de hoje uma plataforma colaborativa em que responsáveis executivos com perfis muito diversos participam de forma positiva com as suas experiências e desafios. Com o PADE reforcei a minha capacidade individual de entendimento da organização e melhorei a forma de me integrar de forma aberta numa sociedade e numa economia mais complexas e desafiantes.

Francisco Jaime Quesado | Economista e Gestor


Participar no 43º PADE foi altamente positivo! A disciplina do programa impõe uma nova rotina semanal, sendo que esta nova rotina é fundamental para encontrar momentos de inspiração e reflexão, por via de diferentes palestrantes, mas sobretudo pela diversidade de experiência e áreas de trabalho dos outros colegas. Estes momentos têm uma enorme riqueza no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Valeu muito a pena!

João Lopes | CEO, dos Lab. MEDINFAR

O desafio de realizar o PADE surgiu como uma oportunidade para refrescar, consolidar e obter novos conhecimentos ao nível da Alta Direção, principalmente quando queremos levar a nossa organização a outros níveis de competitividade e exigência.
Em retrospetiva, quando decidi dedicar-me a este programa, tinha grandes expetativas para o PADE, mas ainda assim o Programa conseguiu exceder largamente as minhas previsões. Está idealizado de forma a permitir a partilha de conhecimentos entre realidades profissionais muito diferentes e com abordagens também muito diferentes. Esta abertura para novas formas de olhar cada caso foi uma grande experiência, quer a nível pessoal quer profissional.

Jorge Amadao | Diretor geral, da Europastry Portugal


O PADE constituiu uma experiência que me marcará enquanto profissional e enquanto pessoa.
No contexto extremamente exigente que tem caracterizado a minha atividade profissional nos últimos tempos, o PADE proporcionou-me um espaço semanal de visão e reflexão sobre o Mundo atual e sobre as principais tendências que determinarão o futuro próximo da nossa Sociedade. Neste aspeto é inquestionável o valor que representou a estadia em Xangai.
O método utilizado de análise de casos permitiu uma partilha Vejo a frequência do PADE como uma oportunidade de um começo, pela busca de uma
nova forma de ser e estar, mas também de novas amizades com pessoas únicas do ponto de vista humano e intelectual.

António Valente | Diretor Central, da CGD
“O PADE constituiu uma experiência extremamente inovadora e enriquecedora. Uma oportunidade totalmente concretizada de atualizar, renovar e adquirir novos conhecimentos – através de um método de aprendizagem a que não estava habituado, o Método do Caso –, partilhando reflexões e experiências profissionais diversas.
Sublinho a elevada qualidade dos docentes, da organização e dos conteúdos, em paralelo com uma assinalável dimensão humanista sempre presente, fundamental em qualquer cargo da alta direção.
Para além de tudo o mais, de balanço altamente positivo, mas não menos importante, fica um grupo de novos amigos que tenho a certeza perdurará por muitos anos.”

Jacinto Pereira | Presidente, da Baía do Tejo

"O 42º PADE da AESE foi para mim uma experiência profundamente enriquecedora, por variadas razões.
Pela metodologia distintiva – baseada no estudo de caso –, a qual faz apelo à nossa capacidade de identificar o que é mais relevante no caso apresentado e tomar contacto com uma linha de reflexão, sempre interessante, proposta pelos professores. A análise das decisões tomadas no caso e de outras decisões possíveis e seus respetivos impactos acrescenta enorme valor para quem tem missões de liderança na sua organização.
Depois, pela abrangência de setores evidenciada nos casos e pelas múltiplas abordagens que somos convidados a fazer – estratégia, finanças, marketing, liderança, entre outras.
Acredito verdadeiramente que a amizade que se criou entre todos vai perdurar no futuro.”

Teresa Fialho | Partner & Owner da Mychange




A abordagem prática do método do caso, o programa abrangente focando os principais temas da gestão atual, um corpo docente de grande qualidade, são alguns dos fatores que tornam o PADE uma mais-valia efetiva no desenvolvimento dos participantes.

Artur Varum | CEO da CIVILRIA

"O PADE é um Programa bem estruturado e organizado. Os conteúdos e as matérias abordadas estimulam, quer pela multidisciplinaridade, quer pela complementaridade, uma profunda reflexão, a aquisição e consolidação de conhecimentos.
O PADE é abrangente, intenso e exigente, estimulante e dinâmico, moderno e atual.
Candidatar-me ao PADE foi, talvez, a melhor decisão pessoal e profissional que tomei durante o ano de 2007, tendo sido uma experiência rica que recomendo vivamente."

Ana Moutela | Diretora-geral Portugal do Grupo Inditex - Zara Portugal

 



"Pensar a gestão das organizações numa casa como a AESE é um privilégio. É uma escola de gestão onde se respira rigor, seriedade, sóbria sofisticação, visão e espírito de missão difíceis de encontrar em muitas organizações.
Servido por um corpo docente em linha com os valores da casa, o PADE apresenta-se como uma experiência “imperdível” para quem acredita que o sucesso na carreira e na vida em geral implica investimentos no desenvolvimento pessoal.O companheirismo que se estabelece entre os participantes, deixa uma marca que irá perdurar para a vida.

Nunca participei, quer como aluno, quer como professor, em nenhum programa tão bem montado e coordenado como o PADE."

Fernando Neves de Almeida | Country Manager da BOYDEN



"Não tenho qualquer dúvida em afirmar que valeu bem a pena fazer o PADE! A partilha de experiências e a solidariedade dos colegas cuidadosamente selecionados, o nível extraordinário do corpo docente e dos conferencistas, o conjunto de pessoas dedicadas que se vê que adoram o que fazem, uma organização impecável, uma metodologia muito adaptada à maturidade dos participantes, com conteúdos atuais e de grande qualidade, foram determinantes para fazer sobressair o que existe de melhor em cada um de nós, resultando numa maior consciência do “essencial” e do “valor”.
Mais do que uma formação profissional, o PADE foi uma experiência de desenvolvimento multidimensional que já deixou saudades."

João Virott da Costa | Managing Partner da Bright Partners


"Frequentar o PADE foi para mim uma experiência que jamais esquecerei e que me deixará ensinamentos e orientações para a vida, em todas as suas dimensões.
Sinto-me uma pessoa mais capaz e preparada para enfrentar as problemáticas do mundo profissional, mais atenta à importância da reflexão e do seu contributo para as questões organizacionais e pessoais.
O PADE permitiu-me também conhecer mais profundamente outros quadrantes do meio empresarial, outras visões e práticas que, estou certa, se poderão alargar e implementar cada vez mais no setor das organizações não lucrativas e na Administração Pública, de forma a que se possam atingir padrões de excelência na gestão dos recursos disponíveis."

Ana Isabel Trigo Morais | Vogal do Conselho de Administração do Centro Cultural de Belém


"Encontrei no PADE um conjunto de pessoas, homens e mulheres, com quem foi fácil criar empatia, uma forma similar de olhar para os problemas que nos possibilitou tirar o máximo partido do conhecimento transmitido no programa. O equilíbrio de matérias técnicas, finanças e gestão de pessoas, dadas por professores de excelente qualidade é, para mim, o ideal para pessoas com um nível de responsabilidade e experiência elevado.
Na situação em que Portugal e a Europa hoje vivem, o PADE transmite uma harmonia de valores que me confortaram e ajudaram a delinear o caminho a seguir.


Manuela Silva | Vogal do Conselho de Administração da EDP - Soluções Comerciais

"Quando, em 2010, resolvi fazer o PADE, sabia que era uma opção boa numa determinada fase da minha vida, em que precisava de consolidar e adquirir novos conhecimentos ao nível da Alta Direção. Sabia que ia encontrar um programa repleto de interesse em diversas áreas e que ia dar muito trabalho. Hoje, posso inequivocamente afirmar que o PADE excedeu largamente as minhas expectativas e que o esperado trabalho se transformou em prazer. Por ter sido uma experiência muito gratificante a nível pessoal, não tenho dúvidas que ter decidido fazer o PADE foi altamente positivo para a minha atividade futura."

António Carmona Rodrigues
Professor Universitário e Consultor

"Hoje posso dizer que o PADE excedeu completamente as minhas expectativas.E excedeu porque o Programa que frequentei era composto por pessoas com uma rica experiência de alta direção em áreas muito heterogéneas, mas com muita vontade de construtivamente partilhar essas experiências, quer em discussão na aula, quer em grupo, designadamente na forma como se debatem os casos que constituem o fulcro deste Programa.
Excedeu porque, com esta rede de contactos, se conseguiram criar novos relacionamentos, diria mesmo novas amizades, que estou convicto perdurarão no futuro. Sendo a AESE uma escola de gestão e de negócios, coloca a pessoa no centro de tudo, dando uma forte tónica humanista à forma como se ensina a alta direção das organizações, numa lógica de harmonia de valores, tão escassos nos dias de hoje e sempre tão necessários. E eu julgo que essa caraterística é uma marca distintiva desta Escola, que se sente em muitos dos pormenores e na vivência diária que aqui temos, e que perdura na rede de Alumni da AESE."

António Gameiro Marques

Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa Nacional


Bolsas e financiamento
Bolsa Administração Pública (Protocolo APEX)
Soluções de financiamento


Contactos
Eliana Lucas
Telem. (+351) 931 304 382 | (+351) 217 221 530