Estrutura

O PADE destina-se a empresários e dirigentes com o mínimo de 10 anos de experiência de gestão em posições de Alta Direção e Direção-Geral.


Duração

O PADE dá um particular destaque aos desafios e oportunidades estratégicas que apresenta a
internacionalização da economia portuguesa.
Inclui uma estadia em Xangai com um programa de sessões na CEIBS– China Europe International Business School.
O programa desta estadia conta com a colaboração do Cônsul Português local, da AICEP, da PwC/China e da

O PADE tem a duração de 20 semanas.

  • O 42º PADE realiza-se de 2 de novembro de 2016 a 26 de abril de 2017, em Lisboa.


O PADE tem lugar no
Edifício Sede, em Lisboa.
As sessões realizam-se à terça feira à tarde (pelas 13.00 horas, com almoço) e à quarta-feira de manhã.

Objetivos

  • Atualizar e capitalizar conhecimentos sobre os métodos, instrumentos analíticos e modelos concetuais da gestão, do ponto de vista da Alta Direção;
  • Adquirir uma perspetiva mais abrangente das novas tendências da economia e da sociedade: ambiente civilizacional, globalização competitiva, emergência de novos mercados, evolução de modelos de negócio e novas tecnologias;
  • Enriquecer a visão sobre o contexto, a missão e o futuro da organização;
  • Desenvolver a capacidade de iniciativa, de empreendedorismo e de mudança, quer na organização que dirige, quer na própria carreira profissional e empresarial. Apostar sobretudo no seu próprio aperfeiçoamento: melhorar as capacidades diretivas pessoais, o método de tomar decisões, a aptidão para o trabalho em equipa, a compreensão dos outros e o conhecimento próprio;
  • Debater ideias e valores, num ambiente de elevada qualificação profissional, com o rigor do corpo docente da AESE.


Dimensão internacional

O PADE dá um particular destaque aos desafios e oportunidades estratégicas que apresenta a
internacionalização da economia portuguesa.
Inclui uma estadia em Xangai com um programa de sessões na CEIBS– China Europe International Business School.
O programa desta estadia conta com a colaboração do Cônsul Português local, da AICEP, da PwC/China e da
Cuatrecasas, Gonçalves Pereira/China.
O PADE inclui uma estadia em Xangai, com a duração de quatro dias úteis, com um programa de sessões na CEIBS - China Europe International Business School.

O enorme potencial do mercado chinês, em dimensão e crescimento, e o que representa como ameaça e, ou oportunidade, são frequentemente mal entendidos. Fazer negócios na China não é fácil: cultural, económica e politicamente a realidade é muito diferente da portuguesa, e essas diferenças podem constituir uma barreira para a entrada nesse mundo.

A estadia em Xangai pretende aprofundar o conhecimento dos participantes sobre este vasto mercado emergente, ao mesmo tempo que permitirá lançar os alicerces para futuros negócios com e na China.

Ao longo do programa – que inclui visitas a empresas – serão abordados, entre outros, os seguintes tópicos: o mundo chinês em aspetos culturais, geopolíticos e macroeconómicos; aspetos estratégicos, organizacionais e competitivos na gestão de empresas em face da China; questões jurídicas e fiscais da operacionalização de negócios na China.

O programa desta estadia conta com a colaboração do Cônsul Português local e da AICEP.


Conferencistas

 A AESE convida personalidades de renome do mundo empresarial e académico para apresentar e debater no PADE novas tendências globais e perspetivas abrangentes sobre a economia, a política, a tecnologia e a sociedade.


Luís Amado

Presidente do Conselho de Administração do BANIF; Auditor do Tribunal de Contas; Consultor de empresas; Lic. em Economia (ISEG).


Vítor Bento 

Presidente do Conselho de Administração da SIBS; Membro do Conselho de Estado; Professor Universitário; Mestre em Filosofia (UCP); Lic. em Economia (ISEG).

Luís Cabral
Professor Catedrático de Economia Industrial (NYU); Professor de Economia (IESE); Doutor em Economia (Stanford University); Mestre em Economia (UNL); Lic. em Economia (UCP).

Luís Ferrandiz
Sócio da KPMG, responsável pela área de serviços digitais especializada em Estratégia Digital e Desenvolvimento Web Multidispositivo. É licenciado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidad Autónoma de Madrid e tem um MBA do IESE.


David Gosset
Senior Research Associate, Diretor do Euro-China Center for International and Business Relations e Diretor da Academia Sinica Europea na CEIBS-China Europe International Business School; diplomado em Ciência Política pela Université Paris-Sorbonne, em Russo (Institute des Langues et Civilizations Orientales) e em Chinês.


Gary Liu
Diretor Executive da CEIBS, Diretor Executive do Shanghai Institute Of Digitalization and Internet Finance. Doutor em Economia (East China Normal University) e Lic. em Economia (Renmin University of China).

Patou Nuytemans

Chief Digital Officer da Ogilvy & Mather, na Europa, África e Médio Oriente; Global Knowledge Manager (Ogilvy); Mestrado em Management (Vlaamse Ekonomische Hogeschool); Lic. Commercial Engineering (Katholieke Universiteit Leuven).


Manuel Ferreira de Oliveira 

Fundador, CEO e Diretor da PetroAtlantic Energy. Doutor
em Energia (Univ. Manchester); Master of Science em Energia (Univ. Manchester); Lic. Engenharia Eletrotécnica (Univ. Porto).


Contactos
Júlia Côrte-Real
Telem. (+351) 939 871 256 | (+351) 217 221 530 |
j.cortereal@aese.pt