Abílio Lacerda

O setor da saúde vem sendo alvo de grandes transformações nos últimos anos, quer no âmbito das carreiras profissionais, quer e principalmente, na área da gestão. Assiste-se à entrada no setor da saúde dos grandes grupos económicos nacionais com consequente aumento da oferta do setor privado.

 

Naturalmente, a gestão dos hospitais assimilou conceitos e experiências vindas de outros setores, como sejam indústria, comércio ou serviços. O desafio é controlar o progressivo aumento dos custos com a saúde, melhorando a qualidade dos cuidados prestados.

 

Neste contexto, a frequência de um curso orientado para a gestão em saúde assume particular importância e atualidade.

 

A AESE, com tradição na formação de executivos e uma filosofia de excelência, inovação e rigor associada a valores éticos e de respeito pela pessoa, assumiu nos últimos anos este desafio criando o PADIS – Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde. A metodologia de ensino assenta no “Método do Caso”, ou seja, a aprendizagem tem como ponto de partida o estudo e posterior discussão de uma situação concreta. Há, assim, uma participação muito mais ativa de todos os alunos e uma partilha da experiência pessoal e profissional de cada um, favorecendo as relações interpessoais.

 

A frequência do PADIS é uma mais-valia para todos os que têm funções de direção na saúde ou, simplesmente, gostam de aumentar os seus conhecimentos nesta área.

 

 

Abílio Lacerda | 8º PADIS

Diretor Clínico da Maternidade Dr. Alfredo da Costa