Adalberto Campos Fernandes

No momento em que vivemos mudanças profundas no sistema de saúde, a formação pós-graduada assume particular relevância no percurso profissional de todos quantos assumem responsabilidades, aos mais variados níveis, no setor da saúde. A complexidade dos desafios que se colocam ao nível das organizações e das equipas exige uma permanente atualização de conhecimentos e competências. A resposta a esta exigência é condição imperativa para capacitar, adequadamente, os profissionais a responder à multiplicidade de problemas que se colocam, todos os dias, no quadro do sistema de saúde em transição.

Neste contexto a frequência do PADIS representou uma oportunidade única de aquisição e consolidação de conhecimentos em três importantes áreas - Comportamento Humano na Organização e Ética, Contabilidade, Controlo e Finanças, Gestão de Operações e Tecnologia - cuja relevância se afigura essencial no âmbito da gestão em saúde. A metodologia adotada, baseada no “estudo do caso”, contribuiu decisivamente para potenciar o interesse pedagógico dos conteúdos formativos, para além de promover uma interessante partilha de experiências profissionais entre todos os participantes.

Uma última palavra de apreço para os módulos realizados na Clínica Universitária de Navarra cujo interesse excedeu as melhores expectativas, na medida em que permitiu aos participantes do PADIS conhecer, nos diferentes planos estratégico e operacional, uma interessante experiência ao nível da integração dos cuidados de saúde, na qual sobressai um elevado padrão de qualidade clínica sublinhado por um particular enfoque nos aspetos relativos à humanização.


Adalberto Campos Fernandes
Presidente do Conselho de Administração | Hospital de Santa Maria