Álvaro Carvalho

Quando muitos organismos promovem ações de formação para gestores ligados à saúde, algumas com qualidade e interesse discutíveis, foi para mim uma agradável surpresa a frequência do PADIS I.

Nestes 3 meses em que decorreu o curso, concebido para uma abordagem teórico-prática, analisaram-se e discutiram-se de forma entusiástica problemas concretos de algumas empresas mundiais, que têm missão e atividade social diversas, embora predominassem as que atuam no campo da saúde.

A qualidade dos formadores, a vivacidade que transmitiram às discussões dos temas e a interação que conseguiram imprimir com um grupo de formandos dinâmico e participativo, onde estavam representados os mais variados setores profissionais que trabalham nas nossas instituições de assistência, permitiu-nos refletir, adquirir conhecimentos e corrigir comportamentos que vão, seguramente, interferir positivamente no desempenho da nossa atividade.

Este curso deu-nos ainda a possibilidade de contactar de perto com a realidade de um Hospital de reconhecida qualidade, a Clínica Universitária de Navarra, que tem aspetos organizativos e uma assistência ao doente de grande mérito, que iremos recordar com frequência quando estivermos envolvidos em ações de melhoria da acessibilidade, da humanização e da qualidade dos serviços que prestamos.

Termino afirmando que valeu a pena o meu empenho neste curso, porque enriqueceu os meus conhecimentos e rasgou-me o horizonte para ver e sentir de forma diferente alguns dos problemas humanos e organizativos das empresas.


Álvaro Carvalho
Presidente do Conselho de Administração | Hospital Garcia de Orta