António Santos Castro

0 VI PADIS, exemplarmente organizado, decorreu, na AESE, de 10 de abril a 3 de julho de 2007. Tendo como base o Método do Caso, os temas das aulas são desenvolvidos a partir da discussão de casos reais previamente distribuídos e estudados pelos alunos.

 

Os assuntos versados ao longo do trimestre do Programa, vão desde a motivação à liderança, das finanças às operações, da informática à Ética, permitindo uma aprendizagem viva, participada, multimodal e rica de ensinamentos, que procura responder às mudanças nos processos e métodos em face da crescente complexidade da gestão das instituições da saúde. À variedade dos temas corresponde um ensino de qualidade em que é determinante a excelência dos professores, elementos essenciais do método, tudo se passando em ambiente de exigência, descontração, cordialidade e simpatia. Ponto alto a relevar foi a visita de estudo à Clínica Universitária de Navarra, instituição assistencial, de ensino e investigação modelar, tanto pela competência e prestígio que têm os seus profissionais e a sua organização e gestão, como pela dedicação e humanidade com que são assistidos os doentes.

 

A vivência que tive permitiu-me alargar horizontes, aprofundar conhecimentos e encontrar na AESE um centro de grande nível para a formação e atualização dos dirigentes das diversas empresas, nomeadamente, no âmbito da saúde.

 

 

António Santos Castro | VI PADIS

Diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar Lisboa Central EPE