Carlos Canhota

A AESE desenvolve, desde 2004, um programa de formação - Programa de Alta Direcção para Instituições de Saúde, PADIS - cuja estrutura pedagógica se baseia, fundamentalmente, no debate de casos através de grupos de trabalho (GT) que, ao longo das várias semanas do curso, se organizam para, em conjunto, discutirem questões/problemas concretos de um quotidiano que a todos nós, com maior ou menor grau de responsabilidade em funções diretivas e com diferentes backgrounds, diz respeito.

 

Para sedimentar as muito participadas discussões nos GT's - facilitadas por um ambiente de camaradagem e confiança entretanto geradas e pelas diversificadas competências dos elementos que os compõem - as matérias em dicussão e as respetivas conclusões são levadas a plenário e de novo reapreciadas, agora sob orientação e partilhadas com todos os participantes do curso. Este procedimento envolvendo discussão de casos reais adaptáveis ao nosso contexto, é estimulante e facilitador do processo de aprendizagem.

 

Intercalado com as restante atividades, este pacote formativo inclui ainda um intenso e variado programa de intervenções tipo conferência/colóquio, com preletores de elevado nível pedagógico. O curso justifica-se pela variedade das matérias versadas (informação pertinente), pela acessibilidade (conteúdo e economia de tempo) bem como pela relevância e oportunidade que assume no contexto da gestão.

 

O curso proporcionou-nos ainda uma visita de estudo a uma instituição hospitalar de grande prestígio, a Cliníca Universitária de Navarra, em Pamplona. Por tudo isto, recomenda-se o curso a todos os profissionais de saúde com funções diretivas, principalmente aqueles que não tiveram formação em matérias de gestão.

 

 

Carlos Canhota

Administrador

ADM Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo | 8º PADIS