Helena Jardim

PADIS ou Pausa?

 

Para mim, o PADIS constituiu uma proveitosa ocasião de Pausa no tempo.

 

Pausa de aprendizagem e de valorização pessoal e profissional, de reflexão e crescimento interior, de partilha de emoções, de enriquecimento, pelo convívio e pela relação estabelecida com um vasto número de profissionais que, de prismas diversos e em diferentes etapas das respetivas carreiras, prezam, em comum, a Saúde como o Bem Maior da sociedade.

 

Pausa no percurso de Vida, pausa no decorrer deste outono, pausa no dealbar de cada uma das últimas 12 semanas, pausa para parar no tempo e no dia, para pensar e viver com novas e diferentes pessoas, para tornar melhores os dias iguais.

 

Pausa para interiorizar o processo de transformação e realinhamento de experiências prévias e de conceitos intuitivos e empíricos à luz dos novos conhecimentos obtidos, convergindo na aquisição de maiores capacidades para encarar os múltiplos desafios estratégicos na área da saúde, mercê da metodologia adotada no PADIS.

 

Pausa para valorizar a oportunidade de dar e receber no convívio com os múltiplos atores de diversos ângulos da saúde e com a diversidade trazida pela complementaridade da sua intervenção e desempenho, reconhecendo as mais-valias daí decorrentes para cada participante.

 

Pausa para respeitar, reconhecer e agradecer o trabalho organizado, a metodologia, o rigor do cumprimento de horários e conteúdos programáticos, da excelência dos oradores e docentes, em síntese, o profissionalismo da equipa dirigente, mas acima disso admirar o trato fino, esmerado e personalizado, a afabilidade e o acompanhamento contínuo e interessado da equipa que monitorizou este XI PADIS.

 

Pausa para constatar que como formandos somos também formadores uns dos outros, como participantes somos igualmente interlocutores atentos, dotados de espírito crítico e construtivo e que, como profissionais ativos e experientes de visão abrangente e atual na Saúde, somos potenciais contribuidores, de eleição, para a contínua melhoria e excelência dos futuros PADIS.

 

Pausa para expressar a organizadores e participantes, o agradecimento pelo enriquecimento e partilha desta experiência de Vida e a disponibilidade para a prolongar e sedimentar, no futuro comum que quisermos construir.

 

 

Helena Jardim

Assessora Regional de Saúde Criança e Adolescente da Administração Regional de Saúde do Norte