Jorge Branco

A motivação do desejo constante de melhorar de forma contínua o desempenho das minhas funções de Direção de um Hospital Central Público Especializado do Grupo SPA, levou-me à inscrição no II PADIS.

Tal razão foi, seguramente, comum a todos os outros discentes.

Desde os primeiros contactos com esta casa, com o seu corpo docente e com os colegas do grupo, e à medida que este Programa se ia desenvolvendo, fomos tomando consciência do ótimo ambiente com que fomos acolhidos, ao qual todo o grupo soube corresponder.

Numa altura em que a sociedade, tantas vezes fútil em que vivemos, se desumaniza continuamente a olhos vistos, foi para mim um gosto, mesmo uma emoção, a forma agradável e humana como decorreu todo o Programa, semana após semana, em que foram valorizadas as nossas capacidades, mesmo nos temas práticos em que os conhecimentos dos docentes eram incomensuravelmente maiores que os nossos.

No seu estilo habitual, escrevia o maior escritor português vivo, António Lobo Antunes, numa das suas mais recentes crónicas:

Só me interessa que me deixem de boca aberta, que me apaixonem, que me delirem... Os outros aborrecem-me...

Quase que subscrevo integralmente este seu texto!

No fundo, foi também esta, a controversa sensação que me deixaram, pela sua enorme experiência, ou pela sua competência, ou pelas suas brilhantes capacidades de comunicação, muitos dos professores desta casa: enriquecendo a discussão dos casos com a riqueza do seu improviso, com o seu génio!

Em nós, meros discentes, deixaram seguramente a sua influência, munindo-nos de mais um pouco de empreendedorismo, de mais criatividade no desempenho das nossas funções. Era o nosso objetivo primeiro! Foi uma experiência muito valiosa. Valeu a Pena!

E as vantagens marginais? É frequente associarmos qualquer coisa aos factos importantes da nossa vida, como, por exemplo, ligar um determinado livro a umas férias mais agradáveis que não esquecemos na corrida dos anos. No meu caso particular, associo marginalmente às já gratas recordações deste curso, o belíssimo sabor dos vossos/nossos pasteizinhos de nata. Valeu a Pena!

 

 

Jorge Branco

Presidente do Conselho de Administração | Maternidade Dr. Alfredo da Costa