José Alberto Marques

Inscrevi-me no V PADIS por necessitar de atualizar conhecimentos na área de gestão da saúde.

 

A minha expectativa sobre a pedagogia do "estudo de casos reais", foi efetivamente o principal motivo da inscrição no Curso. Com efeito, o "Método do Caso", revelou-se pedagogicamente adequado, pela diversidade e atualidade dos diversos temas selecionados, proporcionando uma aprendizagem teórica em sessões plenárias, e teórico-prática em grupos de trabalho, com uma visita de estudo à Clínica Universitária de Navarra.

 

O curso permitiu reforçar a minha visão sobre o funcionamento e gestão da Unidade Hospitalar a que estou ligado, numa perspetiva diversificada e integradora dos diversos saberes. Centrada na necessidade de explicitação dos valores institucionais e adequado enquadramento ambiental, a formação está focalizada na otimização de processos organizativos pela utilização de tecnologias de informação e comunicação, e de boas práticas, com plena utilização das capacidades instaladas.

 

A gestão de processos terá sido um dos temas mais marcantes do curso, acrescida de bons contributos sobre aspetos de gestão financeira e de contabilidade. O V PADIS contribuiu para consolidar conceitos e saberes anteriormente adquiridos, incentivando-me a que divulgue no futuro aspetos da minha vivência e experiência, que poderão modestamente contribuir para o coletivo desejo de otimização dos Serviços de Saúde em prol dos cuidados aos doentes, e satisfação profissional dos trabalhadores da saúde.

 

 

José Alberto Marques

Presidente do Conselho de Administração | Hospital Padre Américo, Vale de Sousa