Júlia Oliveira

Os desafios atuais do Sistema de Saúde na administração pública, implicam uma transformação dos modelos de organização da resposta às necessidades da coletividade, de relação interinstitucional e interpessoal e de criação de valor centrado na procura de relações de benefício mútuo.

Neste contexto, o programa PADIS, concretamente o 19º PADIS (o primeiro em Coimbra), constituiu-se como uma privilegiada plataforma de partilha de experiências, de reforço de ideias, de estratificação de ferramentas de gestão integrada, de consolidação de valores éticos e de afirmação de cidadania.

Todo o programa visa a descoberta, enfatiza a interpretação do contexto, a compreensão de acontecimentos complexos, promove a auto-observação e a reflexão, favorece a responsabilidade e o compromisso e valoriza a verdadeira colaboração intelectual com a discussão, a sinergia, a participação e o empenho de discentes e docentes.     

A metodologia de aprendizagem pelo método de caso, valoriza a qualidade dos processos mais do que os resultados em si, destacando-se como um meio privilegiado e orientado para a evolução do ponto de vista pessoal e organizacional. Ao colocar os participantes em face de problemas reais, os dirigentes são chamados a experimentar o papel de decisores em circunstâncias semelhantes às do seu dia a dia nas organizações, estimulando as escolhas estratégicas de criação de valor, de qualidade e de inovação em detrimento de uma gestão reativa imediata. Somos chamados a integrar e negociar as tomadas de decisões com colegas experientes e talentosos em diversas áreas.

O programa convida a uma liderança assertiva, de modo a promover a criação de condições que proporcionem e mantenham um ambiente interno que permita o pleno envolvimento das pessoas, otimizando o desenvolvimento das suas aptidões para que sejam utilizadas em benefício da organização e não apenas individual, de modo a atingirmos os objetivos a que nos propomos.
Para concluir, não posso deixar de salientar a generosidade e solidariedade do grupo.

Parabéns.
Obrigada pelo privilégio.


Júlia Oliveira
Diretora Clínica do Hospital Drº Francisco Zagalo, Ovar