Luís Santos Pinheiro

"O PADIS afirma-se pela clareza da sua própria designação: "Programa". Não é um curso, não é uma sucessão organizada de momentos lectivos. É uma experiência motivadora estruturada, organizada para proporcionar aos seus membros um espaço continuado de reflexão e estímulo para contribuir para a melhoria das organizações de Saúde.

Indispensável também enfatizar a opção por uma metodologia que não é de ensino, nem de aprendizagem, antes se afirma pela indução de visão crítica e ênfase na discussão interpares, na certeza de que tal como não há limite para as questões/perguntas, também não há balizas rígidas para o que sejam as respostas certas. Trata-se assim da exploração do "Método do Caso" como suporte à troca de experiências e perspectivas entre todos os participantes, incluíndo os próprios Professores.

Se no PADIS entrei com a expectativa de estruturar conceitos, metodologias e visões de gestão e organização, com a conclusão do Programa é mais forte a motivação para, não apenas aprofundar em ritmo próprio as áreas de conhecimento abordadas, mas preferencialmente procurar activamente as oportunidades para as colocar no terreno das Organizações de Saúde."


Luís Santos Pinheiro
Adjunto da Directora Clinica do Centro Hospitalar Lisboa Norte