Manuel Neves

"O PADIS constituiu uma boa surpresa a diversos níveis.

Por um lado pelo método de estudo – método do caso, que nos faz pensar nos temas de uma maneira original e desafiante. A forma
participada como os casos são apresentados, analisados e abordados sob as mais diversas perspectivas, constitui em si uma forma bastante mais interessante de estudar as mais diversas temáticas.

Constitui uma boa surpresa também pelas pessoas que participam no curso. Não só pela experiência vasta e diversificada que muito enriquece a discussão dos casos, como pelo espírito de grupo que é criado ao longo destas semanas. Saímos do PADIS mais ricos não só pelos conteúdos e pelos temas abordados, mas também por termos tido a oportunidade de conhecer, e de conviver com este grupo de participantes.

Também não posso deixar de salientar a visita à Clínica de Navarra. Foi bastante gratificante conhecer o modo e a forma como aquela organização coloca em prática a sua missão e a sua visão, e como os mais diversos sectores implementam no terreno, no dia a dia, a estratégia da organização. O foco no bem estar do doente e da sua família constitui uma lição que todos os que trabalham em unidades hospitalares deveriam conhecer.

Encontrei no PADIS um ambiente onde as pessoas estão abertas a falar e a discutir temas que, não sendo novos (ex: liderança, motivação, estratégia), acabam por não estar tão presentes na vida diária, e que tanta influência têm sobre a nossa qualidade de vida - profissional e pessoal."


Manuel Neves
Direção de Planeamento e Controlo de Gestão na JOSÉ DE MELLO SAÚDE