Pedro Abecassis

Como médico, que desde há 12 anos tem desempenhado funções de gestão enquanto Diretor de Serviço e Diretor Clínico, senti a necessidade de ter acesso a uma formação sistematizada e alargada nesta área.

 

As carências em instrumentos básicos de gestão, nomeadamente na área económico-financeira, criaram-me dificuldades quando era confrontado com problemas que iam para além da gestão clínica. Neste sentido, inscrevi-me no II PADIS com a expectativa de ganhar conhecimentos que me permitissem minorar esta lacuna.

 

Durante o curso e com a utilização do Método de estudo do caso, reparei na extensão da minha falta de conhecimentos. Através de estudo individual, para análise de casos distribuídos, da sua discussão em conjunto com os colegas de curso e da sua discussão nas aulas, fui progressivamente aumentando as minhas noções sobre as matérias referidas.

 

Considero, no fim do curso, estar muito mais por dentro dos mecanismos de funcionamento em termos económicas e financeiros do mundo empresarial, desenvolvendo simultaneamente a sensibilidade para as questões da motivação e adesão das pessoas. Estas últimas, que são especialmente importantes nas organizações de saúde.

 

Considero assim estar melhor preparado para desenvolver a minha atividade na área da gestão, dando um contributo mais informado para em cada momento escolher ou promover as opções mais corretas.

 

Finalmente, não posso deixar de referir que fiquei agradavelmente surpreendido pela elevada qualidade e grau de profissionalismo com que o curso foi realizado.

 

Pedro Abecassis

Diretor Clínico| Hospital Egas Moniz