Rosa Begonha

Este programa teve a particularidade de sistematizar muitos conhecimentos dispersos na área da gestão da saúde.

Cada vez é mais relevante e premente a necessidade de gestores médicos na liderança das Organizações de Saúde, pois a complexidade de um Hospital com um aparelho produtivo muito específica, não permite dissociar os resultados do conhecimento profundo das doenças, da organização do trabalho em equipas, da boa utilização dos recursos técnicos, das opções corretas no campo da inovação e acima de tudo na capacidade de satisfazer as necessidades dos doentes.

Este curso, ao fazer pontes entre a organização administrativa e a organização clínica , permitiu-me alcançar conhecimentos  importantes e conhecer realidades importantes como a Clínica de Navarra.

A metodologia pedagógica do programa, também me pareceu muito eficaz ao manter sempre dinâmica a participação ativa de todos os formandos, permitindo avivar a consciência crítica de cada um.

Nos tempos em que as Organizações de Saúde estão a sofrer rápidas transformações, considero a frequência deste programa extremamente importante pois os desafios do futuro apontam para que a soberania dos doentes sobre a sua saúde vai ser cada vez mais marcante, promovendo-se  a liberdade e a concorrência na saúde.


Rosa Begonha
Diretora Clínica do IPO Porto