Rui Guimarães

"A frequência deste programa fez-me mudar pessoalmente a minha experiência. Aprendi a valorizar, a lidar com a diferença, quer a diferença de opinião das pessoas, quer a diferença da experiência que as pessoas tinham e quer também a diferença quando nos confrontavam com a nossa forma de pensar.

Isso constituiu de facto uma grande mais-valia, perceber que com os outros podemos enriquecer o nosso contributo depois para a organização. Portanto, acho fenomenal a participação de tanta gente, tantas áreas do saber e formas de pensar tão distintas da nossa.

O PADIS trouxe-me para a realidade a teoria. O método do caso é um método extraordinário, porque primeiro, obriga-nos a refletir internamente o caso numa perspetiva muito individual. Depois, temos um confronto com o nosso grupo acerca das ideias dos outros e é extremamente enriquecedor perceber as perspetivas que os outros têm sobre o mesmo caso e, mais tarde, a cereja no topo do bolo que é a grande mestria que os professores do PADIS têm em conseguir, através dos quadros cerâmicos, levar-nos a perceber qual é a lição daquele caso."


Rui Guimarães
Diretor Clínico, Hospital de Santa Maria Maior, E.P.E