Xavier Villar

Afinal, consegui “encontrar” tempo para frequentar o PADIS!

 

Uma das grandes dúvidas que tinha à partida para esta magnífica maratona, foi como iria conseguir encaixar mais esta “função de aluno” no meu já complexo calendário.

 

No entanto, e na qualidade de gestor de formação, as minhas responsabilidades diárias obrigam-me a procurar conseguir recolher as melhores ferramentas de forma a alcançar os objetivos a que me proponho. Sentia assim, uma enorme necessidade de procurar algo mais, tendo a consciência da importância de me manter atualizado, de ter acesso a novos conceitos e a novas experiências diretamente ligadas ao meu setor profissional. Gerir empresas, gerir equipas, gerir pessoas, nos dias de hoje, implica uma constante procura de “Know how”.

 

O PADIS, com um corpo docente de excelente nível, baseia-se numa forma incrivelmente eficaz de nos pôr a pensar, a dialogar e a descobrir novas maneiras de abordarmos as situações: o método de estudo do caso. Este método, que implica o estudo cuidadoso individual de cada caso, seguido da sua apreciação e discussão em subgrupos de colegas, é uma dinâmica muito forte, que nos dá a oportunidade de partilhar experiências vividas, que nos mostra muitas vezes que a certeza da nossa solução afinal tem outro ponto de vista tão ou mais correto que o nosso, que nos faz, de facto, sair todas as semanas da AESE com a certeza de que valeu a pena o esforço, pois sentimo-nos muito mais ricos! Não tenho dúvidas que estes tempos vão deixar muita saudade!

 

Outro ponto muito forte, quer a nível profissional, quer a nível de espírito de grupo, foi a visita à Clínica Universitária de Navarra. Não há dúvida que o que mais me impressionou foi a cultura de empresa patente nas mais pequenas coisas, a excelência no atendimento ao utente, a forma “carinhosa” como cada um aborda o seu local de trabalho. Dá ideia que estamos numa grande casa de família, em que por acaso, se tratam pessoas!

 

Por último, uma palavra para o FANTÁSTICO espírito de grupo encontrado em todos os colegas do PADIS, que fez lembrar os melhores tempos de liceu!

 

O meu Muito Obrigado à direção do PADIS.

 

 

Xavier Villar | 8º PADIS

Presidente do Conselho de Administração do Instituto do Coração