Operações, Tecnologia e Inovação

<< Voltar

Design thinking e o impacto no negócio


Descrição

O Design Thinking é uma metodologia poderosa que consiste na resolução criativa de problemas centrados no homem, o que tem grande impacto no negócio. No seu âmago, esta metodologia consiste num bom design, o que vai muito além de produto, serviço ou estética,  produzindo grandes rendimentos em diversas áreas da gestão. De acordo com o Design Management Institute, as empresas sensibilizadas para o design, como a Apple, a Coca-Cola e a Walt Disney, têm rendimentos a 10 anos 2,19 vezes (219%) superiores aos do S&P 500.
 
O design thinking começa com um entendimento profundo das necessidades não satisfeitas dos clientes. A partir desse conhecimento emerge um processo de criação de valor que engloba criatividade aplicada, desenvolvimento de conceito, prototipagem e experimentação. Quando este processo é aplicado a uma empresa, a taxa de sucesso da resolução de problemas e inovação melhora substancialmente.
 
O programa visa capacitar os participantes para a aplicação desta metodologia aos seus próprios desafios. A cada fase, o programa será mais aprofundado, focando-se na criação de empatia com os utilizadores-alvo, na identificação de pontos fracos e novas oportunidades de negócio, no desenvolvimento de abordagens criativas e no processo de prototipagem. Tudo isto para acelerar a aprendizagem de soluções novas, acrescentando valor indiscutível para os utilizadores-alvo.
 
 
Tópicos abrangidos
Quando aplicar o Design Thinking?
Compreender quando é que o Design Thinking é a metodologia certa para os seus problemas de negócio.

Os Fundamentos do Design Thinking
Aprender como estabelecer prioridades estratégicas e implementá-las através da identificação de problemas e da sua priorização.

Descoberta de Necessidades e Geração de Oportunidades
Desenvolver um entendimento profundo do cliente através da deteção de necessidades latentes e do reenquadramento do desafio original.

Criatividade aplicada
Descobrir as diversas fases da ideação, incluindo geração e seleção de ideias.

Validação de Soluções
Desenvolvimento de conceitos e aprendizagem através de prototipagem e experimentação.

Aplicações de Design Thinking
Aplicar as principais aprendizagens à conceção do modelo de negócio, à reformulação de serviços, à resolução de problemas estratégicos e à implementação de estratégia.

Incorporação do Design Thinking na empresa
Alterar a mentalidade e as alavancas de gestão necessárias para desenvolver uma cultura organizacional baseada no design.
 

Objetivos

Com este programa os participantes aplicam a metodologia de Design Thinking aos seus desafios de negócio específicos , usando como base de trabalho os primeiros dois dias de aulas. Depois, durante o mês entre módulos, podem trabalhar internamente a resolução do problema, e por fim nos dois últimos dias de aulas verificar e apurar o processo e a solução encontrada.
 
Benefícios para os participantes

  • Descobrir como o Design Thinking pode influenciar positivamente a sua organização.
  • Aprender como a sua equipa precisa de desenvolver capacidades básicas em design thinking para melhorar o desempenho organizacional. 
  • Descobrir uma metodologia e uma caixa de ferramentas que lhe permita implementar com sucesso o design thinking na sua organização.
  • Compreender como aplicar princípios de design centrados no homem para lidar com desafios complexos.
  • Promover o trabalho centrado no cliente Aprender a desenvolver uma nova cultura de trabalho baseada na abordagem centrada no utilizador.
  • Criar empatia com os seus utilizadores e respetivas necessidades, criando conhecimento e novas oportunidades.
  • Estabelecer um enquadramento que permita criar o ambiente propício à criatividade
  • Desenvolver novas formas de colaboração em todas as funções da organização.
Destinatários

O programa é dirigido os diretores e responsáveis pelo desenvolvimento de negócios, gestão de talentos, comercial e inovação.

Professores

Joaquim Vilà, Professor de Strategic Management, do IESE Business School
 
Xavier Camps, Colaborador do IESE Business School, ENAE Business School e Loyola Leadership School

Metodologia

Método do caso e conferências colóquio

Idiomas

Castelhano