Finanças e Controlo

<< Voltar

Estratégia: Comunicar, Implementar e Controlar

Como usar um Balanced Scorecard



Descrição

Tão importante como ter uma boa estratégia é a sua implementação e a sua realização no longo prazo. Muitas empresas sabem para onde querem ir e como ir, a dificuldade está em comunicar, implementar, manter e saber ajustar o caminho traçado.

Neste seminário, traduzimos a estratégia na realidade do dia a dia:

  • Planeamento estratégico e a sua implementação de forma transversal
  • Definição de indicadores críticos de sucesso: financeiros e não-financeiros
  • Modelos avançados de orçamentação
  • Clareza nos objetivos e na concretização de iniciativas estratégicas
  • Tradução, foco e concretização através de uma linguagem comum
  • A avaliação e a compensação como fatores críticos na implementação da estratégia.

Neste seminário, estudaremos o papel do sistema de controlo de gestão na implementação eficaz da estratégia e da sua continuidade no longo-prazo. Para além de se abordar a importância do sistema de diagnóstico – recorrendo à ferramenta do Balanced Scorecard – para comunicar e implementar a estratégia planeada, também se explora a importância de um sistema interativo de controlo em ambientes de incerteza e de mudanças estratégicas. Os participantes deste seminário aprenderão a traduzir a estratégia em iniciativas e indicadores de gestão (KPI). Também terão a oportunidade de desenvolver as suas capacidades para desenhar um sistema holístico de controlo de gestão, assim como os fatores críticos de sucesso para que esse sistema funcione de forma eficaz.

Os participantes do seminário terão ainda acesso gratuito (por 6 meses) ao Portal BSC Quidgest® para implementação e gestão de um sistema Balanced Scorecard nas suas organizações.

Destinatários

Responsáveis pelo planeamento e controlo de gestão, assim como pela implementação e controlo da estratégia da sua Organização; Diretores-Gerais, Diretores Financeiros, Diretores de Marketing, Diretores Comerciais e de Recursos Humanos.

Professores

Albert Fernández, Professor do IESE.
Rafael Franco, Associate Dean e Professor da AESE.

Metodologia

Método do caso e conferências colóquio.

Idiomas

Português e castelhano.