Gestão Geral

<< Voltar

Gestão eficaz da internacionalização


Descrição

Internacionalização é uma realidade impossível de ignorar.

É importante conhecer muito bem o mercado de chegada; ter uma equipa de projeto com elementos experientes, que conheçam bem a empresa e o negócio, comprometidos com a internacionalização; não copiar modelos e saber como funcionam os negócios e a cultura.

É um desafio constante e simultaneamente muito enriquecedor, que não pode ser alheio à diferença dos países, do fuso horário e da língua na criação de uma operação de raiz.

Ao internacionalizar-se, uma empresa deve conceder empowerment aos responsáveis pela operação que se encontram no terreno. Só assim é possível combater a eventual falta de colaboração de alguns países.

Qualquer que seja a decisão tomada, é necessário planear muito bem o projeto e ter rapidez de execução, adaptar-se às diferenças, preparar rejeições e planos de contingência, construir confiança e concretizar, num processo de aprendizagem constante.

Objetivos
  • Aprender o essencial – noções práticas – sobre Internacionalização, Estratégia Internacional e Gestão de Projetos;
  • Conhecer os desafios do lançamento e implementação de um projeto de internacionalização de uma empresa ou negócio;
  • Conhecer os desafios da Internacionalização em mercados emergentes;
  • Aprender com casos de estudo reais de empresas que recorrem ao conceito de gestão por projetos na sua operacionalidade diária;
  • Sistematizar e sedimentar os principais conceitos da Gestão de Projetos – também na perspetiva dos profissionais que têm contacto diário com a gestão por Projetos;
  • Utilizar um framework avançado de análise e estruturação do ciclo de vida da Gestão de Projetos;
  • Contacto efetivo com situações potencialmente reais de planificação e gestão de projetos num ambiente competitivo de simulação de grupo;
  • Aprender e desenvolver as suas capacidades de gerir por objetivos.
Destinatários

O seminário destina-se a quadros médios e de topo de empresas que pretendam tomar contacto pela primeira vez, ou que por via da sua experiência profissional, estejam regularmente envolvidos em projetos e pretendam ganhar maior consistência na sua base de conhecimentos de forma prática, segundo uma perspetiva de internacionalização da empresa ou negócio.

Professores

Agostinho Abrunhosa, Professor da AESE; Executive MBA da AESE/IESE.
Adrián Caldart, Professor e Diretor da Área de Política de Empresa na AESE, e Presidente do Conselho Académico da escola.
Pedro Leão, Professor da AESE; Executive MBA AESE/IESE.

Metodologia

Método do caso, conferências colóquio e ferramenta de simulação de gestão de projetos online, da Harvard Business School.

Idiomas

Português e castelhano