Marketing

<< Voltar

Shaping Statistical Intuition

Optimizar a análise estatística



Descrição

Este seminário pretende potenciar a capacidade de utilização da estatística em situações correntes do dia a dia e, em particular, em problemas habituais da Gestão e Economia, tais como análise, interpretação e apresentação de dados, previsões simples, avaliação de dados de mercado, lidar com a aleatoriedade, otimização nas áreas de logística e operações, etc.

Shaping Statistical Intuition irá desenvolver a intuição estatística dos participantes e potenciar a utilização deste instrumento em pessoas que – não sendo técnicos ou especialistas na área – necessitam frequentemente de ler, produzir e transmitir informação estatística.

Objetivos
  • Apurar a intuição estatística para interpretar e resolver problemas do dia a dia
  • Melhorar o modo como apresentainformação estatística e gráfica
  • Saber ler e interpretar corretamente estatística descritiva
  • Identificar falácias estatísticas
  • Adquirir noções básicas de inferência estatística e previsão
Destinatários

Profissionais de qualquer área que – não sendo técnicos ou especialistas na área – necessitem frequentemente de ler, produzir e transmitir informação estatística, e queiram melhorar a sua intuição e conhecimento de estatística e que, de modo mais ou menos direto, lidem habitualmente
com informação estatística.

Professores

Diogo J. F. de Carvalho, Economista na Macrometria e Professor da AESE
Inês Marques, Professora, Doutorada em Estatística e Investigação Operacional, especialidade de Otimização, Mestre em Investigação Operacional, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lic. em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão, Universidade Técnica de Lisboa.

Metodologia

Método do caso e conferências colóquio

Idiomas

Português