03/02/2023
No dia 1 de Fevereiro, a Prof. Cátia Sá Guerreiro participou como oradora na sessão plenária de abertura do Congresso Beinmed 2023, organizado pela Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade da Beira Interior. O evento decorreu até ao dia 5 do mesmo mês.
O futuro e a sustentabilidade dos cuidados de saúde são das maiores problemáticas da atualidade. Reconhecendo a importância e pertinência destas temáticas, a sessão plenária “What’s Next?: The future of healthcare” pretendeu explorar e refletir sobre os possíveis desafios e obstáculos que os profissionais de saúde terão de enfrentar nos próximos anos. Cátia Sá Guerreiro abordou a temática Health Workforce 2030: A Realidade em Portugal, tendo lançado a reflexão e o debate sobre a realidade vivida pelos Recursos Humanos da Saúde em Portugal, enquadrada nos desafios globais 2030. O Dr. António Franklim Ramos abordou especificamente os Desafios futuros dos profissionais de saúde no SNS e o Dr. Miguel Amado lançou Medicina de Precisão como um novo paradigma de resposta às necessidades de saúde. A moderação do painel esteve a cargo da Dr.ª Anabela Almeida, Alumna do PADIS – Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde, da AESE.
Segundo a Professora: “Foi muito bom representar a AESE, falando do futuro dos cuidados de saúde, concretamente de Health Workforce 2030 e da realidade portuguesa nesta matéria. Reencontrar e conhecer antigos alunos da AESE é sempre um prazer.” Por outro lado, a participação neste evento, particularmente dirigido a estudantes de medicina, “permitiu um debate amplo e transparente sobre matérias de suma importância para o futuro da gestão estratégica em saúde no nosso país.”
O Beira Interior Medical Meeting (BeInMed) é o Congresso do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (MedUBI) e pretende afirmar-se como pilar fundamental na formação dos seus participantes, elevando a Beira Interior no panorama científico nacional. Este ano com o slogan Empowering Minds, a comissão organizadora de um evento que se repete anualmente de há 14 anos a esta parte, pretende levar aos participantes temas que os inspirem e ajudem a encarar um futuro cada vez mais incerto.